O projeto aprovado foi referente ao edital do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – MCTI/CNPq/CAPES/FAPs, sendo este com 06 anos de duração (Photonics National Institute for Science and Technology / Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fotônica – INFO). O projeto aprovado tem a liderança da UFPE, e envolve outras 20 IES distribuídas nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

O INCT consiste em um grande projeto de pesquisa envolvendo grupos já consolidados, emergentes, e associados. A ASCES se encontra entre os grupos emergentes, ou seja, durante a vigência deste projeto o grupo de pesquisa deverá se firmar e estruturar o laboratório e a equipe. O projeto foi o 13º aprovado na classificação geral, sendo o primeiro classificado na área de Física e na sub-área de óptica/fotônica.

Coordenado pelo professor do Departamento de Física da UFPE, Anderson Stevens Leônidas Gomes, que trata problemas e desafios nas áreas de Fotônica Não Linear, Dispositivos e Aplicações; Biofotônica e Optomicrofluídica, com destaque para problemas globais e estratégicos para o país com aplicações nas áreas de nanotecnologia e saúde. Gomes explica a importância das atividades do Instituto: “Além da formação de recursos humanos, outros resultados com impacto na área de saúde são esperados, por exemplo, no diagnóstico de doenças na área de odontologia, reumatologia e dermatologia. O desenvolvimento de biossensores para diagnóstico está previsto no projeto, além de disseminação científica”.

Pesquisa em Odontologia

A estruturação do grupo de pesquisa se dará através da aquisição de equipamentos, verba para compra de material de consumo, colaboração direta com as outras instituições de ensino superior envolvidas no projeto e, sobretudo, publicação de artigos científicos em periódicos internacionais – esta meta é fundamental para fortalecer o grupo de pesquisa perante a comunidade científica brasileira, viabilizando uma futura pós-graduação stricto sensu na instituição. Para a odontologia, especificamente, este projeto abre um leque de possibilidades de desenvolver trabalhos multidisciplinares em áreas de interface, voltados para o desenvolvimento de técnicas de diagnóstico, caracterização de materiais dentários comercialmente disponíveis e desenvolvimento de novos materiais e métodos de tratamento.

A interação entre essas instituições tem por finalidade permitir a troca de conhecimentos e experiências científicas – algo fundamental para o crescimento da pesquisa no país. Haverá, ainda, intercâmbio de estudantes entre as IES para realização de etapas de pesquisas científicas. O projeto INFO tem por objetivos o desenvolvimento científico e tecnológico. A Asces atuará na área de biofotônica, voltado para o diagnóstico, tratamento e desenvolvimento/análise de materiais em Odontologia.