No mês da mulher vamos trazer uma série de matérias sobre temas atuais e de interesse feminino, começamos falando sobre um tema muito comum principalmente para um grupo crescente de mulheres que consome suplementação e até anabolizantes, tudo voltado para o culto á boa forma.

A mídia e a sociedade tem cobrado intensamente que a mulher atenda a um padrão de beleza que valoriza o corpo, ao vermos a popularização do termo "esculpir", que tem sido levado a medidas extremas em busca dessa uniformização do corpo feminino, evidenciamos uma corrida para as academias de ginástica em especial a atividade de musculação. No entanto, para atingir o objetivo de modelar o corpo a mulher é exposta a uma infinidade de substâncias que prometem contribuir para o resultado desejado.

O conceiro de beleza 

Ao longo da história vimos a mudança do que é considerado belo, em todos os aspectos. Porém, tratando da beleza feminina, na idade média era valorizada a beleza das formas voluptuosas, a pluz size de hoje era o padrão mais desejado da época, após séculos de soberania o padrão mudou radicalmente. Em determinada época as mulheres foram seduzidas pela magreza, em alguns casos extrema, o que coloca em risco a saúde e a própria vida de muitas mulheres. No entanto, após o término da primeira década do século XXI, vemos uma nova tendência tornar-se padrão de beleza, a mulher que deixa transparecer sua definição muscular, como também uma necessidade de ter um corpo livre de gordura e rico em massa muscular, alguns casos extremos levando a uma masculinização do corpo feminino. Mas será que essa tendência vai se firmar? Será que as mulheres vão realmente tornar-se fitness de carteirinha?

Comer, comer para poder crescer!!

Na medida que a mídia, uma potente influenciadora social, cultua a beleza "bombada" observamos um aumento considerável no número de academias de ginástica, novas dietas milagrosas, e o consumo de substâncias que visam aumentar a massa muscular e acelerar o metabolismo, os chamados Suplementos alimentares, para entender como eles funcionam no nosso organismo conversamos com a Nutricionista e Educ. Física Fernanda Dowsley, sobre a ação desses componentes no organismo feminino.

Asces – Existe diferença entre anabolizante e suplementos?

Fernanda Dowsley Sim, os suplementos são constituídos de nutrientes com carboidratos, proteínas, lipídios e vitaminas e minerais e devem ser usados quando à carência de alguns desses nutrientes na dieta, já os anabolizantes são hormônios sintéticos comumente usados para o aumento da massa muscular, são hormônios que favorecem o anabolismo, sendo proibida sua venda. 

Asces – O público feminino tem feito uso dessas substâncias, qual a mais usada? 

Fernanda Dowsley Sim, tendo em vista que o público feminino hoje nas academias tem objetivos de ganho de massa muscular, visando corpos esculturais abandonando aquela idéia de emagrecimento absoluto, o uso de suplementos e anabolizantes vem sendo usado em grande escala. Os mais consumidos são os suplementos a base de proteínas.

Asces – Quais os benefícios de cada uma? 

Fernanda DowsleyTodos eles tem como propósito o aumento de massa muscular, aumentando a oferta de nutriente favorecendo a síntese proteica, retardando a fadiga muscular. Mas é importante ressaltar que estudos são poucos conclusivos quanto aos benefícios desses suplementos.

Asces – Quais os riscos de utilizar os mesmos? 

Fernanda DowsleyEssas substancias teoricamente não deveriam trazer riscos nenhum à saúde, pois se tratam de nutrientes que fazem parte da nossa dieta, no entanto o uso é feito de forma indiscriminada trazendo sérios riscos á saúde, o excesso dos nutrientes atrapalham o funcionamento de órgão como os rins, fígado, pâncreas e também reduzindo a absorção de outros nutrientes advindos da alimentação.

Asces – Quais as alterações no organismo feminino que ocorrem após o uso? 

Fernanda DowsleyComo já falei o uso de suplementos de forma indiscriminada altera o funcionamento do organismo trazendo vários problemas á saúde. Os anabolizantes por serem hormônios de ordem masculino, deixam as mulheres masculinizadas com alteração na voz, na produção de pelos, o aumento exagerado de massa muscular, reduz tecido mamário e vários outros problemas endócrinos. 

Asces – Pode ser realizado de forma prolongada, quais efeitos? 

Fernanda Dowsley Se forem bem orientados por profissionais competentes, com dosagens corretas, não vejo problema algum, desde que seja bem orientado seu uso.  

Asces – Qual profissional deve orientar a mulher quanto a estas substâncias? 

Fernanda Dowsley – Nutricionistas, nutrólogos e endocrinologistas.