O projeto Faculdade Amiga da Criança e os estudantes do 5º módulo do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Asces participaram da 1ª Semana do Bebê em Caruaru. Esta semana é uma ação da Unicef, a fim de promover apoio à saúde infantil, em concordância com os Objetivos de Desenvolvimento o Milênio, proposto pela Organização Mundial de Saúde.

Durante o evento estudantes realizaram orientações às mães do Bairro José Carlos de Oliveira, como a apresentação da peça “Alice no País das Guloseimas” para o público presente na USF. A peça tem o objetivo de incentivar a alimentação saudável entre as crianças.
Também foi realizado ação do Mamaço que objetiva incentivar a amamentação em qualquer espaço, em livre demanda e como direito da criança, a fim de promover a prática de amamentação e prevenir a morbimortalidade infantil.

Relaxamento e conscientização:
Ação do projeto Faculdade Amiga da Criança a partir de uma parceria com o professor de Educação Física, Matheus Silva, promovendo a dança da mãe e seu filho com o sling, estimulando o vínculo mãe e filho e a atividade física\bem estar físico das mães. Houve participação de muitas mães que estavam com seus filhos para a consulta de acompanhamento da criança.
Além desta atividade, os estudantes do curso de Bacharelado em Enfermagem do 6º módulo realizaram atividades de Shantala, que é uma massagem para promover o vínculo entre mãe e filho a partir do toque e cuidado das mães.
Também foi promovido um chá de fraldas coletivo e a atividade “Ultrassom natural”. Esta atividade objetiva sensibilizar as mulheres quanto à naturalidade da gestação e confiança no seu corpo. A gestação não é uma doença e não há necessidade de excessos de ultrassons, nem de excesso de medicamentos, dentre outros procedimentos. Os procedimentos devem ser realizados quando existe indicação para o acompanhamento seguro das mulheres e seus filhos, mas não de rotina, como a atualidade e o consumismo exacerbado vem promovendo.
Após um vídeo falando do desenvolvimento do bebê e da finalidade da USG natural, os profissionais de USF e os estudantes realizaram pinturas nas barrigas das gestantes com o auxílio das mesmas, a partir do entendimento delas de como elas imaginavam seus filhos. Isto também possibilitou uma conexão entre mãe e filho e uma maior interação da equipe de saúde com as mulheres.