Não é preciso “contas salgadas” para que  hábitos de consumo consciente de energia elétrica sejam adotados. Ao menos não deveria ser dessa forma. No entanto, o debate sobre sustentabilidade e o legado para as gerações futuras convoca ações para que os bens dispostos sejam usados de modo a não degradar o ambiente e essa energia deve mover cada um.

No ambiente doméstico, atitudes simples devem ser adotadas. Aproveitar ao máximo a luz do dia a fórmula básica que reduz o consumo e impacta também em termos econômicos. Muito comum nos dias atuais,  deixar o carregador plugado mesmo sem ter um aparelho recebendo carga colabora  para que o desperdício de energia seja evidente. Outras atitudes conhecidas, a exemplo de verificar vedamento de geladeiras, cautela com o banho em chuveiros elétricos, evitar dormir com a TV ligada, adoção de lâmpadas fluorescentes compactas ou LED somam à atitude consciente.

A Faculdade Asces já vem adotando medidas que visam o uso racional da eletricidade. Sensores de presença, otimização de ambientes para aproveitamento da luz solar, sensibilização de colaboradores e alunos, adoção de fontes alternativas de energia fazem a diferença e contribuem para a sustentabilidade. Para os funcionários, a orientação é desligar monitores nos intervalos interjornadas e não deixar o equipamento ligado ao final do expediente; desligar as luzes ao sair; atenção com os carregadores e outras observações que são válidas também para os graduandos em ambientes como laboratórios.

Os resultados serão refletidos no bem estar da comunidade fruto da responsabilidade social e legado para as próximas gerações.