Realizado no Campus I da Faculdade Asces, nos dias 29 e 30 de setembro de 2015, o Congresso de Serviço Social encerrou as atividades com sucesso de público e trabalhos inscritos.

Com o tema “O Social em tempos de crise: implicações e desafios para os direitos e as políticas sociais”, o evento fez circular durante os dois dias nas dependências da Instituição 230 congressistas de Caruaru, Recife, Palmares, São Caetano, Belo Jardim, Bezerros, Taquaritinga e Toritama entre estudantes e profissionais.

Voltado para docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e de graduação das áreas de Ciências da Saúde, Sociais, Sociais Aplicadas e Humanas o congresso oportunizou a reflexão sobre temas relevantes nas políticas, gestões e direitos sociais envolvendo e estimulando o pensamento crítico dos participantes.

No decorrer das atividades foram apresentados 87 trabalhos de acadêmicos e profissionais em formatos de pôster e orais abordando temas variados e lotando as salas de aula do bloco C da Asces.

Palestrante como a professora Drª. Valéria Nepomuceno da UFPE, Alersson Teixeira do Fórum da Juventude Negra de PE, Eduardo Mara da Consulta Popular e Juliano Domingues da UNICAP trouxeram conteúdos importantes para o debate sobre o atual momento do país e o os desafios das políticas sociais.

A coordenadora do curso de Serviço Social, Juliene Tenório, comentou sobre os desdobramentos e conclusão do evento. “O congresso revelou a necessidade de espaços de reflexão, discussão e encontro de pessoas que acreditam que o cotidiano e a realidade que nos cerca deve ser analisada e  de forma coletiva,  estratégias de resistência e fortalecimento dos direitos e políticas sociais devam ser construídas.  Acreditamos que essa iniciativa fortalece a formação profissional, humana e política de estudantes e profissionais da região”, conclui a professora Tenório.

A coordenadora ainda agradeceu ao apoio e compromisso da Faculdade Asces, dos docentes, discentes, palestrantes e instituições parceiras como a Enesso, Cress Pernambuco, Secretaria da Mulher e Direitos Humanos de Caruaru, Programa Atitude, Fórum Municipal de Educação e Secretaria da Criança, Adolescentes e Políticas Sociais de Caruaru.