O dia 24 de setembro será um Dia de Ação Global. Pessoas ao redor do mundo, em cidades como Nova Iorque, Londres, Paris, Joanesburgo, Sidney, São Paulo e diversas outras localidades no Brasil e no planeta estarão com atenção voltada para o início da Cúpula para adoção da Agenda Pós 2015, responsável por aprovar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A aprovação da agenda que substituirá os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) integra a programação da 70ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo do Dia de Ação Global, promovido pela campanha internacional action/2015, é que ao entardecer do dia 24 de setembro, milhares de pessoas dos cinco continentes acendam uma vela simbolizando as novas propostas para o fim da pobreza, da desigualdade social e das mudanças climáticas a serem implementadas e alcançadas até o ano de 2030.
Em diferentes partes do globo, a sociedade civil organizada irá propor ações que chamem atenção para a relevância dos ODS para o mundo e demonstrem a importância de disputar este debate nos países para assegurar a construção de um novo paradigma de desenvolvimento.
No Brasil, estão previstas mobilizações em pelo menos sete Estados brasileiros de quatro diferentes regiões com o mote #iluminaOcaminho (em inglês, #lighttheway). 

Em Pernambuco, o Dia de Ação Global terá lugar em Recife e em Caruaru, organizado pelo Coletivo Mangueiras, em parceria com a ONG Gestos e o projeto Cidadania Global, do Laboratório de Práticas de Relações Internacionais (LAPRI) da Faculdade Asces.

Serão realizadas oficinas simultâneas, em Caruaru e em Recife, das 13h às 16h, com o objetivo de apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e discutir formas de engajamento da sociedade civil, além de se preparar para o ato público às 17h.

Em Caruaru, a oficina será na sala C-104 do Campus I da Faculdade Asces (Av.Portugal, 584) e em Recife, na sede da Gestos (Rua dos Médicis, 68. Boa Vista.).

Para o ato público, as pessoas se reunirão no Giradouro do Grande Hotel (Caruaru) e na Pracinha do Diário (Recife).  Esse será um momento de compartilhar informações sobre os Objetivos para o Mundo, uma forma de conscientizar a população sobre a importância da atuação individual e coletiva para a garantia de direitos e para a construção de um mundo mais justo, por meio de um desenvolvimento sustentável nas dimensões econômicas, sociais e ambientais.