O livro, “Direito à Diferença, Cidadania e Direitos Humanos”, coordenado pelos professores do curso de Direito da Asces, Glauber Salomão e Carolina Ferraz, reúne artigos de estudantes dos cursos de Direito de três Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas, a Faculdade Asces.

Os artigos discorrem sobre temas diversos que perpassam o direito público e o direito privado de forma abrangente, porém há um elo que vincula todas as pesquisas desenvolvidas que é a necessidade de tutela do direito à diversidade, pressuposto básico do Estado Democrático de Direito. “O objetivo do livro, portanto, é figurar como instrumento de divulgação das pesquisas realizadas pelos estudantes na iniciação científica”, comenta o professor Glauber Salomão.

A obra coletiva e coordenada pelos docentes tem como editora a Fasa e teve lançamento na quinta-feira (5/3), na Livraria SBS, na Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP, outros dois lançamentos, ainda sem data prevista, estão sendo articuladas na Faculdade Asces e na Universidade Estadual da Paraíba/UEPB, em Campina Grande.

Entre os vários artigos destacamos dois sobre os temas: “O direito à educação da pessoa com autismo” e o “União homoafetiva e o direito na sociedade contemporânea: a legalização do casamento direto homoafetivo”, de Marcella Laryssa de Souza Soares Alves e Camila Maria de Moura Vilela, respectivamente, ambas da Faculdade Asces.

De acordo com o professor Glauber Salomão, a publicação foi importante para incentivar a pesquisa entre os estudantes e para levantar discussões sobre o tema direitos humanos e cidadania. “Foi ótimo ter conseguido publicar esse trabalho. Primeiramente, por se tratar de uma coletânea de artigos dos alunos. É importante que eles se interessem pela pesquisa científica e encontrem espaço para a publicação dos trabalhos. Além disso, é muito gratificante observar que há tantos alunos tocados pela discussão da promoção dos direitos humanos e da tutela da cidadania. Outro aspecto relevante é o fato de que o livro é oriundo de um esforço interinstitucional, que uniu estudantes de diferentes instituições, incluindo a Asces", finalizou o professor Glauber Salomão.

O livro estará à venda a partir desta segunda-feira (09/03), na Livraria SBS, na Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, em Recife.