Palestras, mesas redondas, oficinas e atividades voltadas à saúde e bem-estar do público feminino marcam a Semana da Mulher, promovida entre os dias 09 e 13 de março pela  Faculdade Asces. Serão diversos eventos gratuitos e abertos para a comunidade em geral em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A abertura será na segunda-feira (09), na sede da Instituição, com a exibição do filme ‘Revolução em Dageham’, às 19h. O longa metragem conta a história  de Rita O’Grady, interpretada por Sally Hawkins, operária da fábrica Ford e principal nome da greve de 1968, ocorrida na fábrica de Dageham em Londres – Inglaterra, protagonizada por mulheres que desejavam igualdade salarial.

Ao longo da semana, a programação segue com mesas redondas, aulas de dança, palestras, serviços como limpeza de pele, massagem relaxante, e campanhas de prevenção do câncer de mama e do colo do útero. O encerramento da Semana será com a exposição “Retrato Falado (Fantástico, Rede Globo): Simulacro da mulher brasileira na TV” e lançamento do livro homônimo da coordenadora do curso de Jornalismo da Asces, Christiane Bôa Viagem.

Dia 09 de Março – Segunda-feira

19h (AUDITÓRIO CAMPUS I) – Cinedebate com exibição do filme ‘Revolução em Dageham’.

Dia 10 de Março – Terça-feira:

14h às 17h (CAMPUS II) – Centro de Formação Técnica (CFT), curso de Massoterapia oferece ações de massagem relaxante.

14h às 17h (CAMPUS I) – Centro de Formação Técnica (CFT), curso de Estética oferece Limpeza de Pele.

14 às 17h (CAMPUS II) – Centro de Formação Técnica (CFT), curso de Citopatologia oferece Prevenção e Controle do Câncer do Colo do Útero.

14h às 17h (CAMPUS II) – Centro de Formação Técnica (CFT), curso de Enfermagem oferece a Palestra: Câncer de Mama: Como previnir e cuidar.

14h às 17h (CAMPUS II) – Centro de Formação Técnica (CFT), curso de Farmácia oferece Análise do Bulbo Capilar e Fios dos Cabelos.

14h às 17h (CAMPUS II) – Centro de Formação Técnica (CFT), curso de Saúde Bucal oferece Instrução de Higiene Oral para Gestantes.

19h (AUDITÓRIO CAMPUS I) – Mesa Redonda “O Trabalho no Cotidiano das Mulheres: o Trabalho Remunerado e o Trabalho Doméstico”, com a participação da Doutora em Sociologia e docente da UFPE Kaliane Rocha e da Doutora em Antropologia, Gisele Nanis.

Dia 11 de Março – Quarta-feira:

15h (CAMPUS I) – Oficina para funcionárias da Asces com o tema “A Mulher Trabalhadora”.

19h (CAMPUS I) – Colóquio sobre a mulher à frente da gestão pública. Simultaneamente no CAMPUS II, palestra com o tema “ A Saúde da Mulher Trabalhadora”, com as palestrantes: Grasiele Freta (doutoranda em Saúde Coletiva, docente da Faculdade Asces e integrante do NUGEN) e Nayale Albuquerque (mestra em Enfermagem, docente da Faculdade Asces e integrante do NUGEN).

Dia 12 de Março – Quinta-feira:

09:30h (CAMPUS I) – Mesa Redonda com o tema “ A Mulher e o Crime: uma reflexão sobre o universo feminino no cárcere”.

14h (CAMPUS I) – Oficina com discentes do curso de Serviço Social sobre “O trabalho do Assistente Social no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência”, com a facilitadora Geórgia Silva (Assistente Social do CREAS Municipal e ex-aluna da Faculdade Asces).

15h (CAMPUS II) – Atividade de Dança no Sling (dança de mamães com seus bebês).

15h (Campus II) – Mecânica Básica para mulheres – prof. Diego Francisco.

16h (GINÁSIO CAMPUS II) – Aula de Zumba para as mulheres.

19h (CAMPUS I) – Mesa Redonda “Mulheres e Trabalho no Polo de Confecções no Agreste Pernambucano”, com a participação da Mestra em Serviço Social, Raquel Lindôso e da Secretária Especial da Mulher de Caruaru, Katherine Lages.

Dia 13 de Março -Sexta-Feira:

10h às 12h, pelos alunos do 10º período de fisioterapia, supervisionados pela preceptora Nayara Cavalcanti, fazem atendimento a mães gestantes.

13h30 às 17h – (ACESSO CAMPUS II) – Demonstração do exame preventivo citológico e informações relacionadas. Coleta citológica nos laboratórios.

19h – Exposição sobre o simulacro da mulher na televisão brasileira na TV, em "Retrato Falado", um quadro do Fantástico (Rede Globo). Lançamento do Livro "Retrato Falado: simulacro da mulher brasileira na TV", da professora e Coordenadora do Curso de Jornalismo da Faculdade Asces, Christiane Bôa Viagem.  O  Retrato Falado exibido no programa Fantástico, da Rede Globo é  objeto do livro,  que apresenta uma análise do quadro televisivo à luz da semiótica discursiva. O estudo é baseado nos 15 episódios que foram selecionados e reunidos em DVD pelo destinador Rede Globo. A análise do quadro leva justamente aos temas referentes à mulher no seu universo cotidiano e como eles são apresentados ao telespectador através dos procedimentos televisuais. Apresenta papéis do “ser” da mulher brasileira, construindo assim o seu simulacro.