O Ministério da Ciência e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e algumas fundações assinaram um convênio que garante o repasse de R$ 15 milhões para incentivar a contratação de profissionais para as empresas do setor científico. O objetivo é absorver através de contratações, pesquisadores para micro, pequenas e médias empresas.

Para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste serão destinados R$ 10 milhões. "Nós reservamos uma parte do programa para ser aplicada apenas nessas regiões, para dar a elas uma vantagem competitiva em relação às outras regiões [Sudeste e Sul]”, afirma o presidente do CNPq, Marco Antônio Zago. "O que acontece é que a grande maioria dos nossos cientistas trabalha nas universidades. Isso é bom para as universidades, mas é ruim para o setor produtivo, porque ele precisa de cientistas para melhorar os seus produtos e ficar mais competitivo." declarou.

Para Ivonice Campos, secretária Executiva do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), uma das instituições beneficiadas pelo convênio, o acordo firmado com o CNPq foi uma grande conquista para produção científica do país. “O Brasil vai poder se destacar pela qualificação de seus produtos e serviços, não só no atendimento ao mercado interno, mas também na exportação de tecnologia”, avalia.

O recurso de orçamento desse ano já esta sendo transferido para as Fundações de Amparo à Pesquisa dos diferentes estados para serem aplicados no próximo ano.

Com informações da Agência Brasil.