Em alusão ao dia nacional de doador de sangue, 25 de novembro, estudantes e professores do Projeto Doação e Ação, do curso de Biomedicina, estarão na quarta-feira (19/11), mobilizando a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para doar sangue.

A ação, que acontece pela terceira vez, será realizada das 09h às 17h no Campus II da Instituição, onde um ônibus do Hiene estará montado para receber doadores voluntários. Durante a campanha, para agilizar o processo de doação, uma Van estará realizando o transporte dos doadores ao Hemope Caruaru quando estiver muitos voluntários na espera.

As doações serão destinadas para crianças em tratamento de câncer no Hospital do IMIP e do Osvaldo Cruz, em Recife. As atividades fazem parte da programação do V Biomedicina Workshop, evento que promove também na IES palestras, apresentações de trabalhos e gincana, busca celebrar os 10 anos do curso de Biomedicina da Faculdade Asces.

Requisitos básicos

1. É obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto.

2. O doador deve ter, no mínimo, 16 anos completo e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.

3. O doador deve pesar no mínimo 50 kg.

4. Características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm.

5. Não contra-indica a doação. As mulheres que apresentarem sangramentos menstruais anormais serão avaliadas pelos triagistas e só serão liberadas se tiverem condições para tal.

6. O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação copiosa (gordurosa). Deve fazer uma refeição leve antes da doação. Não pode doar quem estiver em jejum prolongado (mais de 12 horas).

7. É importante que o doador esteja se sentindo bem e que não esteja doente.

8. O candidato que for piloto de avião ou helicóptero, motorista de carretas ou ônibus, trabalhar em andaimes ou praticar paraquedismo ou mergulho e não puder interromper, por pelo menos 12 horas, as suas atividades, não pode doar sangue.

Fonte: HEMOPE

.