A Faculdade Asces, através do Centro de Formação Técnica (CFT), abre novas vagas para os seis cursos técnicos oferecidos pela Instituição: Enfermagem, Saúde Bucal, Estética, Massoterapia, Citopatologia e Farmácia. As inscrições estarão abertas a partir da segunda-feira (21/07), seguindo até a sexta (25/07), e o processo seletivo é voltado inicialmente para estudantes que realizam o Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado (ENEM 2013), com a exigência de obter nota superior a zero na redação.

São 40 vagas para cada curso, somando 240 no total. Os cursos serão oferecidos gratuitamente para a população devido à participação da Asces no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que utiliza o Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec), como plataforma seletiva dos candidatos.

Para isso, os candidatos que possuem a nota do ENEM 2013 devem acessar o site http://sisutec.mec.gov.br/ entre os dias 21 a 25 de julho (período em que as inscrições estarão disponíveis) e escolher entre os cursos oferecidos pela Faculdade Asces, que, no site, poderá constar como Unidade Sede – Campus Caruaru. O Pronatec divulgará até o dia 29 de julho o resultado da primeira chamada e até 05 de agosto a segunda chamada.

Os candidatos aprovados deverão dirigir-se ao Campus II da Asces (Av. Portugal, 1.019. Bairro Universitário – Caruaru), no horário das 9h às 17h, para efetivação da matrícula de acordo com o cronograma: Primeira chamada – 30 e 31 de julho e 01 de agosto; segunda chamada – de 06 a 08 de agosto. Estes deverão estar em posse dos seguintes documentos:

Documentos obrigatórios no ato da efetivação da matrícula:

Original e Cópia

.         Ficha 19 (Histórico Escolar do Ensino Médio);

·         Certificação de conclusão do Ensino Médio;

·         03 fotos recentes 3×4;

·         Carteira de identidade;

·         CPF;

·         Certidão de nascimento ou casamento;

·         Título de eleitor e quitação com o Serviço Eleitoral ou protocolo de cartório eleitoral;

·         Quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;

·         Comprovante de residência.

 

Após este período, as vagas remanescentes serão oferecidas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas na condição de bolsista integrais. Para isso, os candidatos devem ficar atentos ao site www.asces.edu.br onde todas as informações serão divulgadas.

Além da curta duração de tempo, uma das principais vantagens da formação técnica é a matriz curricular voltada a prática. “Além disso, o mercado de trabalho de nossa região encontra-se em pelo desenvolvimento e o ingresso na profissão ocorre de forma rápida. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, 74% dos alunos saem dos cursos técnicos trabalhando. Em média esses profissionais não ficam mais de dois meses fora do mercado de trabalho”, afirma a coordenadora do CFT Asces, Nadja Albuquerque.

Conheça os Cursos oferecidos pelo Centro de Formação Técnica Asces:

Técnico em Saúde Bucal

O profissional com esta formação atua na promoção, prevenção e controle das doenças bucais, promove e participa de programas educativos e de saúde bucal, orientado a população quanto à escovação e aplicação de flúor. Realiza, sob a supervisão do cirurgião-dentista, atividades clínicas voltadas para o restabelecimento da saúde, conforto, estética e função mastigatória do indivíduo. Controla estoques e gerencia a manutenção do aparato tecnológico presente num consultório dentário.

ATUAÇÃO: Clínicas ou consultórios odontológicos, Sistema Único de Saúde.

Técnico em Estética

Trata do embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Seleciona e aplica procedimentos estéticos, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do cliente. Orienta sobre ações de proteção à saúde cutânea.

ATUAÇÃO: Clínicas estéticas, clínicas médicas, hotéis, academias, spas e domicílios.

Técnico em Enfermagem

Atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos de saúde – doença. Promove ações de orientação e preparo do paciente para exame. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermeiro a pacientes clínicos e cirúrgicos.

ATUAÇÃO: Hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicilio.

Técnico em Massoterapia

Aplica manobras de massagem ocidental, oriental, shiatsu e de reflexologia podal, visando ao bem estar físico, ao relaxamento de tensões e ao alívio da dor. Realiza procedimentos de massoterapia estética e desportiva. Identifica e seleciona as técnicas indicadas às diferentes necessidades do cliente. Aplica drenagem linfática, quando indicada por prescrição médica ou fisioterapêutica.

ATUAÇÃO: Clínicas de reabilitação, clínicas estéticas, associações desportivas, hospitais, unidades básicas de saúde, centros de atendimento a idosos e casas de repouso e domicilio.

Técnico em Farmácia

Identifica e classifica os diferentes tipos de produtos e de formas farmacêuticas, suas composições e técnicas de preparação, auxiliando na manipulação destas, assim como de cosméticos, sob a supervisão do farmacêutico. Executa as rotinas de compra, armazenamento e dispensação de produtos, além do controle e manutenção do estoque de matérias primas. Atende as prescrições médicas dos medicamentos e identifica as diversas vias de administração. Orienta o cliente sobre o uso correto e a conservação dos medicamentos.

ATUAÇÃO: drogarias, postos de saúde e de medicamentos, farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, unidades básicas de saúde, hospitais, distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

Técnico em Citopatologia

Auxilia e executa atividades padronizadas de laboratórios referentes aos exames microscópicos e avaliação de amostras de tecidos e células, utilizados no diagnóstico de tumores e lesões. Opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de tumores e lesões. Opera pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Em sua atuação é requerida a supervisão profissional pertinente, bem como a observância à impossibilidade de divulgação direta dos resultados.

ATUAÇÃO: Hospitais, clínicas e postos de saúde, laboratórios de citopatologias.