Faltando menos de um mês para o início da Copa do Mundo no Brasil, muitas ainda são as discussões que cercam o campeonato, entre eles os benefícios ou prejuízos para a população. O assunto também é o foco do III Simpósio de Serviço Social do Agreste de Pernambuco, que acontece nestas quarta e quinta-feira (21 e 22) na Faculdade Asces. O encontro ainda está com as últimas vagas abertas para estudantes e profissionais.

As inscrições podem ser feitas pelo hotsite www.asces.edu.br/servicosocial e o investimento é de R$ 35,00 (estudantes) e R$ 60,00 (profissionais). O tema do simpósio é “Copa, Cidade e Direitos: Impactos e Legados para além do futebol”, abordando a problematização de tópicos como a exploração sexual e o tráfico de pessoas, a mobilização social e as estratégias de resistência das populações diretamente afetadas.

Confira a Programação:

Quarta-feira (21/05)

PALESTRANTES

Início credenciamento

Coral da Asces

Mesa de Abertura (Representantes Asces/Comitê Popular da Copa)

• Tatiane Bezerra- Representante discente;
  • Rudrigo Rafael- Comitê Popular da Copa de Pernambuco
  • Representante CRESS-PE
  • Prof. Eduardo Romero (Fotolab- UFPE CAA)

Conferência de Abertura
Mediação: Profª. Rosineide Gonçalves. Mestra em Serviço Social.

• Profa. Dra. Adriana Pena
    Doutora em Serviço Social (UERJ).
  • Prof. Parry Scott
    Doutor em Antropologia pela University of Texas at Austin.

Quinta-feira (22/05)

Mesa Redonda sobre Lei da Copa

Profª. Ana Paula Luna
Pedagoga. Mestra em Filosofia.

• Profª. Maria Perpétua Dantas
    (Advogada. Mestre em Ciência Política. Coordenadora do Escritório de Práticas Jurídica e do Projeto de extensão Adoção Jurídica de Cidadãos Presos da Faculdade Asces).
  • Dr. Marupiraja Ramos Ribas
    (Juiz titular do Juizado do Torcedor em Caruaru. Docente da Faculdade Asces).

Rodas de Diálogo Simultâneas

Roda 1: Copa, Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas

Manuela Donatto
Mestra em Ciência Política e Relações Internacionais.
Integrante do NUGEN.

• Prof. Msc. Roberto José. Doutorando em Serviço Social. Participa da Pesquisa Humanos Direitos- Estudos sobre Tráfico de Pessoas)
  • Profª. Msc. Fernanda Maria Vieira Ribeiro
    Bacharel em Ciências Sociais. Mestre em Sociologia (UFPE),
  • Ricardo Oliveira
    (Assistente Social. Coordenador Executivo do CENDHEC. Integra a Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Estado de Pernambuco).
  • Profa. Dra. Maria de Fátima Gomes de Lucena – Assistente Social. Pós Doutora em Ciências Sociais (CNRS- Paris). Membro do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Pernambuco, do Movimento contra o Tráfico de Pessoas, da Comissão de Direitos Humanos Dom Helder Câmara da UFPE.

Roda 2: Copa, Mobilização Social e Estratégias de Resistência

• Cleiton Barros (Representante Coque ®existe)
    Representante da Comissão das famílias de Camaragibe
  • Eugênia Lima (Integrante do Comitê Popular da Copa de Pernambuco)
  • Mediação:
    Profª. Msc. Ana Mirceia Saldanha
    Assistente Social do NASF/PCR. Mestra em Serviço Social.

Apresentação de dramatização

Projeção fotográfica Fotolab (UFPE)

• Discentes do curso de Serviço Social
  • Prof. Dr. Eduardo Romero (UFPE-CAA)

Mesa Redonda: Copa, Estado de exceção e Controle Social

Profª. Drª. Josinês Rabelo
Assistente Social. Mestra e Doutora em Desenvolvimento Urbano. Coordenadora do LEPPS. Docente da Faculdade Asces.

• Profª. Drª. Ana Maria Ramalho
    Arquiteta e Urbanista. Doutora em Desenvolvimento Urbano (UFPE). Pesquisadora do Observatório das Metrópoles- Núcleo Recife
  • Prof. Msc. Fernando Andrade
    Advogado. Doutorando em Direito. Coordenador do Núcleo de Extensão e Atividades Complementares da Faculdade Asces.
  • Rudrigo Rafael Assistente Social. Mestrando em Serviço Social (UFPE). Membro do Comitê Popular da Copa de Pernambuco pelo CENDHEC.