Diagnóstico traça perfil municipal para implantação de creches
O Laboratório de Políticas Públicas Municipais (LPPM), do curso de Administração Pública, ligado à Faculdade Asces, desenvolveu pesquisa sobre as áreas com expressiva concentração de crianças de 0 a 4 anos inseridas em núcleos familiares de baixa renda, no município de Caruaru.
Tomando como base os dados do IBGE, o estudo classificou a cidade em seis principais regiões com este perfil populacional. O Projeto intitulado de “Georeferenciamento de Dados” foi o resultado de um convênio entre a Instituição e a Prefeitura Municipal visando fornecer uma análise estatística da distribuição geográfica nos bairros com a maior demanda para a construção de 13 creches com recursos do Programa Brasil Carinhoso, do Governo Federal.
Segundo o coordenador do projeto, o professor Vanuccio Pimentel, esta iniciativa é uma das muitas que estão sendo concluídas e que servirão de contribuições para a área da administração pública de várias cidades da região.
Tanto a Zona Rural como a Urbana foram estudadas, trazendo um quantitativo de quase 3 mil crianças neste perfil prioritário. A análise aponta que na zona urbana existem algumas áreas com elevada concentração de população, foco com faixa de renda compatível com o Programa Brasil Carinhoso. Porém, chama atenção a alta concentração no Bairro São João da Escócia e na sua confluência com o Bairro do Salgado.
O documento sobre a educação básica foi entregue ao poder executivo.