Entre os dias 13 a 16 de novembro de 2013, no hotel Renaissance em São Paulo-SP, terá início o XXII Congresso Nacional do CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito.

O professor do curso de Direito da Asces, Raymundo Juliano, foi convidado para Cerimônia de Abertura nesta quarta-feira (13/11) e para Presidente de Mesa, no Painel XI – Jurimetria e a Contribuição da Estatística para a Pesquisa Jurídica, que será realizada na quinta-feira (14/11), às 17h30.

O evento abordará o tema: Sociedade Global e seus Impactos sobre o Estudo e a Efetividade do Direito na Contemporaneidade. A temática foi escolhida na perspectiva de refletir sobre o papel do Direito e principalmente das Instituições que pesquisam e ensinam o Direito frente aos desafios de efetividade trazidos pela globalização na contemporaneidade.

O congresso é uma realização do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito – CONPEDI, por meio dos Programas de Pó-graduação em Direito da Universidade Nove de Julho – UNINOVE, da Universidade de São Paulo – USP e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, com apoio da CAPES, IPEA, FAPESP.

O Congresso Nacional do CONPEDI constitui hoje como o mais importante evento dedicado à pesquisa científica em Direito no Brasil e estima-se contar com mais de 1200 participantes dos programas de mestrado e doutorado da área. Desde 2012 os artigos apresentados nos GTs do CONDEPI compõem as coletâneas do CONDEPI que levam o título do mesmo GT, revelando-se como meio importante de produção científica intelectual dos pesquisadores em Direito.

O Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito

É uma associação de personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, fundamentalmente voltada para apoiar os estudos jurídicos e o desenvolvimento da pós-graduação em Direito. O CONPEDI têm como objetivo incentivar os estudos jurídicos de pós-graduação nas diferentes instituições brasileiras de ensino universitário; colaborar na definição de políticas jurídicas para a formação de pessoal docente da área jurídica, opinando, junto às autoridades educacionais, sobre os assuntos de interesse da pesquisa e da pós-graduação em Direito; defender e promover a qualificação do ensino jurídico, bem como sua função institucional e seu papel social.

Mais informações: http://www.conpedi.org.br/eventos/