A Faculdade Asces foi selecionada, por meio de edital público divulgado pelo Governo do Estado de Pernambuco, para realizar as atividades do Programa CapacitaSuas. A parceria foi firmada nesta terça-feira (15/03), com a assinatura do protocolo de ações que aconteceu em Caruaru, na sede da Asces e contou com as presenças da diretoria da Instituição e de comitiva da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

De acordo com a coordenadora do curso de Serviço Social da Asces, professora Juliene Tenório, serão atendidas 11.700 pessoas, desde a educação à distância e as aulas presenciais. Com o projeto, a Asces contará com uma equipe de coordenador pedagógico, auxiliar administrativo, técnicos de informática e docentes. O convênio prevê que essas equipes viagem todo o Estado de Pernambuco para capacitar os profissionais da área de Serviço Social.

O primeiro curso será aplicado ainda nesse primeiro semestre de 2016, os cursos serão oferecidos em todo o Estado com uma programação dividida em cinco mesorregiões de desenvolvimento. Essa abrangência vai contemplar os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. No Agreste, Caruaru é uma das regiões atendidas e a Faculdade Asces é o polo educacional para a formação.

O programa prevê uma série de cursos para a capacitação profissional para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). “Todos os trabalhadores da assistência poderão ser capacitados pelos cursos, como: assistentes sociais, conselheiros, pessoas que trabalham em organizações que atuam na assistência e em toda área pública”, comentou a professora Juliene Tenório.

Para a Faculdade Asces ser apta a concorrer ao edital do CapacitaSuas, foi necessária ela ser credenciada na RENEP SUAS, uma rede nacional de instituições de formação ligadas à área da Assistência Social. Com a parceria, a Asces pretende integrar uma rede de capacitação e de serviços, bem como de uma geração de política de assistência.