O Centro de Formação Técnica (CFT) Asces, realizou nesta sexta-feira (08/11), no Campus II da Faculdade, a palestra “Utilização de probióticos aplicados a saúde e a estética”.

O professor de fundamentos de química e bioquímica para o curso técnico de estética, Tibério Vasconcelos, explicou sobre o intuito da palestra. “A pretensão foi atualizar esses futuros profissionais no campo da estética, trazer para eles novas perspectivas da saúde aplicadas na estética, entre elas os probióticos, que podemos utilizá-los através de suplementação alimentar e na própria pele trazendo diversos benefícios”, concluiu Vasconcelos.

A palestra foi proferida pelos doutores, Djalma Marques, Dermatologista e Fátima Marques, Engenheira Química, ambos da empresa Biologicus. O evento também teve o objetivo de demonstrar as técnicas e os produtos naturais desenvolvidos pela empresa para os estudantes do curso técnico em estética do CFT.

OS PROBIÓTICOS:

Probiótico é uma palavra derivada do grego e latin e significa “pró-vida”. No corpo humano, encontramos um exército de aproximadamente 100 trilhões de microorganismos benéficos, divididos em mais de 500 diferentes espécies. Esses microrganismos são adquiridos a partir do nascimento e atuam na defesa do organismo contra fungos, parasitas, bactérias e vírus. A vida agitada, o estresse, a alimentação pobre em probióticos e em fibras, porém rica em farinha refinada, doces, gorduras e carnes vermelhas fazem com que tenhamos, na idade adulta, menos de 10% das espécies originais. O resultado disso é uma considerável diminuição da microbiota intestinal (“flora intestinal) gerando, em consequência, intestino preguiçoso e vários outros sintomas, como gases e diarréias, podendo ser, até mesmo, um fator importante na origem de muitas doenças, incluindo tumores malígnos.

Os probióticos podem ser incluídos na preparação de diversos produtos, agregando a eles um alto valor nutritivo e terapêutico. Nos produtos alimentícios, as bactérias e leveduras probióticas, aquelas chamadas benéficas, resistem ao processo de digestão, chegando intactas ao intestino, atuando de maneira positiva na estimulação do sistema imune, prevenindo doenças e defendendo a microbiota intestinal. Dessa forma, elas aumentam a resistência gastrintestinal à colonização por patógenos, otimizando a absorção de minerais e de vitaminas.

Na indústria cosmética e nos medicamentos de uso tópico, os probióticos também começam a ser utilizados. Na derme, os probióticos atuam como antioxidantes, protegendo-a do processo de envelhecimento das agressões do dia a dia.
A utilização de probióticos reforça a imunidade estimulando a multiplicação das bactérias benéficas e evitando que quelas potencialmente prejudiciais proliferem.

Entre os benefícios dos probióticos na alimentação diária, destacam-se: melhora acentuada da capacidade de digestão da lactose em indivíduos que são intolerantes a ela, melhora da absorção de minerais e a produção de vitaminas, a prevenção e tratamento de doenças gastrointestinais, infecções vaginais, tumores, entre outros.

Os probióticos ainda auxiliam no tratamento e prevenção dos distúrbios metabólicos dos tratos digestivos e respiratórios, aumento nos níveis de vitaminas do complexo B, aminoácidos, cálcio e ferro, da osteoporose e outras doenças degenerativas, que levam a uma diminuição da longevidade.

Fonte: Biologicus