Estão abertas as inscrições para o II Fórum CinEscola – Interações Audiovisual e Educação, que acontece nos dias 9,11 e 12 de novembro nas cidades de Recife, Caruaru e Goiana, respectivamente. O evento está sendo apoiado pelo Núcleo Cultural Asces e busca sensibilizar os educadores dessas regiões para as possibilidades de diálogo entre o audiovisual e a prática pedagógica. O tema desta edição é “Educação do Olhar e Educação e Cinema”. São dois módulos, um com aulas presenciais (8 horas) e outro dedicado a elaboração de projetos didáticos (12 horas).

O público-alvo do encontro inclui educadores, realizadores, assistentes sociais e estudantes com idades a partir dos 18 anos, com previsão de 800 pessoas beneficiadas gratuitamente através de inscrição curricular prévia. Para participar, os interessados devem enviar um email para o endereço forumcinescola@gmail.com. A partir disso, estes serão direcionados para o preenchimento do formulário de inscrição. Para maiores informações: Gestão CinEscola/ Recife (81) 3463.6662 / Produção local (Caruaru): Yanara Galvão/ (81) 9839-8292 e 9189-5956.

A primeira edição do Fórum foi realizada em 2012, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no Recife. Entre as presenças confirmadas para este ano, estão a da idealizadora do projeto, Andrea Mota ; Liz Ramos (Secretaria Estadual da Criança e da Juventude de Pernambuco), Patricia Durães (Cineclube Escola no Cinema e Clube do Professor SP/RJ), e do doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela USP, Sérgio Rizzo.

A realização deste projeto é relevante para o cenário audiovisual em Pernambuco, pois promove a reflexão e sensibilização coletiva para a sétima arte. A iniciativa é inédita e se fundamenta nas solicitações apresentadas pelos educadores participantes do programa CinEscola e projeto cineCabeça, este último realizado pela Fundarpe, Secretaria de Educação e Governo de Pernambuco. Com o conteúdo absorvido pelos educadores em suas práticas pedagógicas, deve-se identificar um crescimento no uso do audiovisual como ferramenta de trabalho na área.

Abaixo o local e programação completa da realização do encontro em Caruaru:

Dias e horários: 11 de novembro, das 18h às 21:55h e 12 de novembro das 18:30h, às 21:40h.

Local de realização: Auditório da Fafica – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Agreste. Rua Azevedo Coutinho, S/N – Bairro Petrópolis, Caruaru-PE.

Dia 11 de novembro de 2013
(18h às 21h55)

18h Cadastramento

19h Palestra: Educação do Olhar