Nesta sexta (04) foi realizado o Encontro Regional dos Coordenadores do Programa Ciência Sem Fronteiras (CSF), em Recife. Durante o evento foram apresentadas palestras de representantes de CAPES e CNPq sobre os novos critérios e sistemas de execução do programa. As informações foram discutidas com representantes da Faculdade Asces e de várias universidades do Nordeste.

Chamados no programa de Coordenadores Institucionais do CSF, os representantes das unidades educacionais puderam tirar dúvidas sobre as novidades do programa e ainda conhecerem o cronograma da nova etapa do processo que se inicia em 14 de outubro.

Para candidatar-se, o estudante deve ter nota mínima de 600 pontos no Enem, certificação de proficiência em língua estrangeira (depende de cada país de destino, de acordo com o respectivo edital) e estudar em um curso da área classificada como prioritária (tecnológicas, meio ambiente e saúde). Se o candidato não tem a pontuação mínima no Enem, pode refazer o exame e será considerada a última nota obtida.

O Coordenador do Núcleo de Assuntos Internacionais da Asces e o coordenador Institucional do CSF, questionou os critérios de concessão das bolsas, especialmente pelo número relativamente baixo de bolsas concedidas à região Nordeste, comparado com outras regiões do Brasil. "O atual modelo privilegia alunos de universidades públicas tradicionais, especialmente os alunos cujas famílias podem pagar, às vezes até antes do ingresso na universidade, intercâmbios internacionais e cursos de língua. Em uma região tão carente como a nossa, a concessão desse tipo de bolsas para nossos alunos é uma necessidade social".

Outros questionamentos foram apresentados, e Marcos Vinício Mota (CNPq) e Ana Cristina Tavares de Melo (CAPES) tentaram responder a todas perguntas, que duraram quase quatro horas. Vários Coordenadores Institucionais apontaram falhas nos sistemas e apresentaram propostas, que ambos palestrantes se comprometeram de levar para a alta direção da CAPES e do CNPq.

Para os estudantes interessados no programa é essencial acompanharem sistematicamente as informações disponibilizadas no site www.cienciasemfronteiras.gov.br para a apresentação de candidaturas.

Estudantes Asces no exterior

Atualmente, quatro estudantes da ASCES estão na Austrália com bolsa integral do CSF: na University of Queensland (UQ), Antônio Victor de Oliveira (biomedicina) e Widjane Sheila Ferreira Gonçalves (Educação Física); na Australian Catholic University (ACU), Bruna Fernanda Silva (Fisioterapia); na La Trobe University (La Trobe), Josefa Elaine Silva Germínio (Biomedicina); e na Universidade de Adelaide, Armanda Ferreira dos Santos (Farmácia).

Informações complementares também podem ser obtidas no Núcleo de Assuntos Internacionais da Faculdade Asces por meio do e-mail nai@asces.edu.br ou pelo telefone (81)2103 2026, de segunda a sexta das 08h às 12h.