Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil estão prontas para o Dia da Responsabilidade Social, neste sábado (21/09). Em Caruaru as ações serão promovidas pela Faculdade Asces e a ABMES, das 07h30 às 13h, no Marco Zero da cidade.

O objetivo do Dia da Responsabilidade Social é oferecer à comunidade em geral atendimentos dos mais diversificados, dentro da experiência e competência que a Asces tem envolvendo os docentes e discentes da Instituição.

Através dessas atividades o professor e coordenador do evento, Fernando Andrade, comenta que a Instituição só confirma a preocupação de ajudar e aproximar-se cada vez da comunidade. “A Faculdade Asces confirma que não se preocupa apenas com o ensino em nível de excelência, mas em abrir-se à toda a sociedade para que a mesma possa usufruir de seus serviços especializados, sem nenhum custo, e com isso, também despertar em nossos discentes, devidamente orientados e acompanhados pelos docentes, a cultura solidária e fraterna”, explica Andrade.

Neste sábado a Instituição espera atender mais de 2 mil pessoas com atividades nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras, que permitam aproximar o meio acadêmico da sociedade e melhorar sua qualidade de vida ao longo de todo ano.

Essas ações representam um impacto visível na sociedade, dizem respeito às questões mais relevantes socialmente, e que por motivos diversos as pessoas dificilmente têm acesso a elas.

Ações para o Dia da Responsabilidade Social

Educação Física:

A ação proposta visa informar a necessidade de exercícios regulares para uma boa qualidade de visa, além de verificar o índice de massa corporal das pessoas e as boas práticas que as mesmas devem desenvolver na prevenção de doenças provenientes do sedentarismo.

Educação Ambiental:

Serão disponibilizados profissionais para explicar e conscientizar as pessoas acerca da importância de hábitos sustentáveis que promovam sobretudo o uso racional dos recursos naturais como água, energia elétrica, cuidados com o solo e o descarte adequado dos resíduos sólidos, inclusive identificando o valor econômico do lixo e as formas de reutilização e transformação desses componentes.

Aferição de pressão arterial e exame de glicose:

Será disponibilizado a todos quantos queiram aferir a pressão arterial e receber informações acerca de hábitos saudáveis para mantê-la sob controle, além da realização de exame para verificação do nível de glicose e prevenção do diabetes.

Informações Fitoterápicas:

Esta ação tem o objetivo de informar as pessoas acerca do uso correto de plantas medicinais no tratamento e prevenção de enfermidades com atenção à dosagem correta e conscientizar acerca dos riscos na utilização de tais fitoterápicos, além de ressaltar a importância do cultivo de plantas medicinais como alternativa terapêutica.

Avaliação Postural:

Será oferecida a toda a população que visitar o stand montado no marco zero (centro de Caruaru) uma avaliação postural e dicas de como melhorar a qualidade de vida evitando dores na coluna e enfermidades que podem decorrer de práticas danosas ocasionadas por uma inadequada postura física.

Prevenção Odontológica:

Será montada estrutura para realização de ações que promovam a prevenção odontológica, tais como informações de saúde bucal, higiene oral e de prevenção do câncer de boca.

Atendimento Jurídico:

Será realizado atendimento jurídico nas áreas de direito civil, consumidor, criminal, trabalhista e previdenciário aberto a toda a população caruaruense que transitar no stand montado no marco zero (centro da cidade de Caruaru) com o intuito de informar a extensão dos direitos das pessoas em casos concretos apresentados e indicar quais são os procedimentos para a concretização processual desses direitos.

Projeto Águas do Agreste:

Criado em 2008, o trabalho visa levar informações importantes sobre o consumo adequado da água e a importância de atitudes simples de higiene para evitar a contaminação de diversas doenças. O projeto analisa a água de escolas, creches e empresas da região. Integra estudantes dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Engenharia Ambiental, Odontologia e Educação Física.

Serviço Social:

Movimentação sobre o tema: Negra Flores – A Visibilidade da Violência de Gênero e Raça

Apresentações culturais:

Banda de Forró Flor de Mandacarú e o Grupo de Teatro Asces (GTA)