No piso da quadra quatro tabuleiros de xadrez à frente de quatro duplas. O início da partida se dará de forma diferente: os adversários ficarão de pé, frente a frente, após tirar a sua peça do lugar, é hora de dar um passo ao lado. Isso mesmo! Os adversários passarão à jogar no outro tabuleiro à direita e assim suscessivamente. Depois de uma volta inteira, é hora de sentar e se concentrar num único jogo. A ideia é divertida, as risadas são inevitáveis e dá até um certo nó no juízo só de olhar.

A brincadeira é diferente e busca estimular a concentração e o trabalho em equipe, fatores que fazem parte das atividades do circuito de jogos e brincadeiras durante mini-curso comandado pela professora Ana Rita Lorenzini, no Férias no Campus da Asces, nesta terça (02/07).

Como a ludicidade é foco do mini-curso, atividades como jogos, brincadeiras e dança visam estimular a criatividade, sensibilidade e a aprendizagem. O grupo, formado em sua maioria por estudantes universitários da área de saúde, envolveu-se de maneira tal que o brincar ganhou um destaque nas atividades.

Teve até voleibol de toalha, onde os participantes tiveram a oportunidade de aprenderem como as brincadeiras e os jogos geram conhecimento e também movimentam o corpo. Esta é uma adaptação do jogo de voleibol, com diferença de que os jogadores da mesma equipe deverão permanecer em duplas e ter em suas mãos uma toalha. As duplas deverão segurar a toalha pelas extremidades e ao invés das mãos, usar a toalha para receber e passar a bola. No mais prosseguirá como o voleibol propriamente dito.

Aline Laís (17), estudantes do 3º ano do ensino médio da cidade de Palmares, diz que está sendo uma experiência proveitosa participar do evento em geral, não apenas pelas atividades, mas pelo fato de poder conhecer uma faculdade. “É a primeira vez que estou vindo na Asces e estou encantada com as atividades e também com a estrutura do local”, disse a jovem.

Segundo Polyana Patrícia, aluna do curso de Enfermagem da Asces, os benefícios estão sendo inúmeros ao participar dos mini-cursos, palestras e oficinas. “Em primeiro lugar pelo lazer, depois pela possibilidade de aprender algo novo que poderei utilizar como conhecimento no mercado de trabalho”, comenta.