A parceria foi firmada nesta tarde de segunda-feira (08/04), no Campus II da Instituição e ajudará a incentivar a amamentação e combater a desnutrição em Caruaru e Região.

O Projeto de Extensão Faculdade Amiga da Criança iniciou suas atividades no segundo semestre de 2012 com a finalidade de incentivar o aleitamento materno nas gestantes da Instituição e da comunidade externa de caruaru e foi pensado em ampliar a aproximação a essas mulheres que a Asces firmou parceria com a Pastoral da Criança do município.

Uma das coordenadoras do projeto a professora, Raquel Bezerra, falou da importância da parceria com a Pastoral. “Nada melhor que o apoio da pastoral da criança para que nós tenhamos essa proximidade com a comunidade de forma mais ampla. A pastoral tem uma missão muito bonita que é ajudar na redução da mortalidade infantil e na desnutrição e como o aleitamento materno está muito ligado a questão da nutrição infantil, combatendo os índices da desnutrição, nós temos a certeza que será uma parceria que vai dar muito certo”, enfatiza a professora.

Criada 1986, a Pastoral da diocese de Caruaru foi a primeira implantada em Pernambuco e hoje é coordenada por Cristina de Paula e abrange 19 municípios da Região Agreste. “O foco é orientar as mães na alimentação, cidadania, educação, direitos e deveres e avaliar o teor nutritivo das crianças. Acompanhamos as famílias carentes em situação de risco e suas crianças de zero até seis anos de idade mensalmente em suas residências. Esperamos com a parceria uma troca, que os estudantes levem para a comunidade o que aprenderam na academia nos dando mais segurança e respaldo ao nosso trabalho, tenho certeza do surgimento de bons frutos para todos”, afirma de Paula.

A estudante do 8º módulo de Enfermagem, Michele da Silva, participa do projeto Faculdade Amigada da Criança e comenta que a parceria com a Pastoral trará outro olhar para os estudantes. “O projeto é importante para todos os estudantes do curso de Enfermagem porque vivenciaremos quanto é importante à saúde da criança e da gestante. Vamos ver de perto a questão da importância e dos reflexos do aleitamento materno na prevenção de várias doenças na infância. Com a parceria estamos observando o olhar diferenciado deles, quanto à organização do trabalho, acompanhamento das crianças desde o início da gestação até os seis anos de idade e as orientações às famílias. Estamos em fase de aprendizagem do nosso projeto e a parceria nos motiva a incentivar o aleitamento”, conclui Michele da Silva.

O Projeto Faculdade Amiga da Criança pretende ampliar a participação dos estudantes de outros cursos da área de saúde da Asces e já trabalha com o Banco de leite do Hospital Jesus Nazareno de Caruaru.

Pastoral da Criança

É reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. Organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber.

Tem como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças pobres, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações preventivas de saúde, nutrição, educação e cidadania, realizadas por mais de 228 mil voluntários capacitados. Também promove, em função das crianças, as famílias e as comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.