O Primo Basílio é um filme brasileiro do gênero drama, dirigido por Daniel Filho, e cuja estréia ocorreu em 3 de agosto de 2007. O roteiro foi escrito por Euclydes Marinho, baseado em obra do escritor português Eça de Queirós.

A história se passa em São Paulo, em 1958. Luísa é uma jovem romântica, frágil e sonhadora, casada com Jorge, um engenheiro envolvido na construção da nova capital nacional, Brasília. O casal faz parte da alta sociedade de São Paulo. Quando Jorge é chamado para Brasília a trabalho, Luísa reencontra seu primo Basílio, sua paixão da juventude. Ela está entediada, sozinha em casa com as empregadas Juliana e Joana. Mas seu tédio não dura muito, pois o primo começa a visitá-la. E Basílio é pouco discreto sobre suas intenções e não demora muito para que ele conquiste Luísa com as histórias de suas viagens pela Europa. As saídas freqüentes da moça com seu primo dão o que falar na vizinhança, mas o verdadeiro problema é a amarga empregada Juliana, que consegue provas para chantagear sua patroa.

A exibição acontece para toda a comunidade, no Espaço Cultural Asces no Quintal da Academia, localizado na Rua XV de Novembro, 215, centro comercial de Caruaru. Sempre às quartas-feiras, o espaço abre para a sétima arte.