Para garantir a tranquilidade durante a festa no município, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai instalar mais uma edição do Juizado do Forró. Em seu quarto ano de atuação, o Juizado funcionará no período de 2 a 30 de junho, no Espaço Cultural Tancredo Neves, localizado na Praça Coronel José Vasconcelos. Estudantes e professores do curso de Direito da Faculdade Asces somarão uma equipe de 100 pessoas atuando durante os festejos juninos, dando suporte à equipe do TJPE. O ato de instalação acontecerá às 21h, no Pavilhão do Espaço Cultural.

O objetivo da iniciativa é dar celeridade aos trabalhos do Judiciário, julgando casos de natureza cível e criminal de menor potencial ofensivo, cujas penas variam da prestação de serviços sociais à detenção por até dois anos. Durante os dias de maior concentração do público, a unidade funcionará nos períodos das 21h às 3h30 e das 22h às 3h. Aos domingos, o expediente será das 19h à 1h.

Coordenada pelo juiz Marupiraja Ramos, a equipe de magistrados que irá atuar no Juizado já foi definida. Estarão presentes na unidade, os juízes Gleydson Gleber, Lauro Pedro dos Santos e Helena Cristina Madi de Medeiros. O grupo contará com apoio de transporte, segurança e tecnologia da informação para a execução das atividades. Terão também a colaboração de alunos voluntários do curso de Direito da Associação Caruaruense e Ensino Superior (Faculdade Asces).

Para dar suporte a realização do trabalho, o TJPE contará ainda com a parceria da Defensoria Pública, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Ordem dos Advogados do Brasil (Seccional Caruaru), da Secretaria de Defesa Social (SDS), da Prefeitura de Caruaru, da Delegacia do Turista, e das Polícias Civil e Militar.