Integrando as comemorações em homenagem aos 52 anos da Faculdade Asces, nesta sexta-feira (13/05), às 7h, no Hall da sede da Faculdade, estará sendo realizada a campanha de "Prevenção do Câncer do Cólo Uterino". Projeto de extensão que envolve os cursos de Biomedicina, Farmácia e Enfermagem da Instituição.

Durante toda manhã os professores Djair de Lima, Adrya Peres e estudantes dos três cursos, estarão informando acerca da coleta, processamento de amostras biológicas e a importância da realização do exame de “papanicolau” na prevenção do câncer do colo uterino.

Dia Nacional da Mulher

Essa ação também faz relação com esse dia, comemorado em 30 de abril, nesse dia foi quando nasceu a fundadora do Conselho Nacional das Mulheres, Jerônima Mesquita. Como homenagem àquela extraordinária mulher, grande filantropa, foi escolhido o dia de seu nascimento para se comemorar o Dia Nacional da Mulher.

Derrubaram-se tabus, obstáculos foram vencidos, a ocupação dos espaços foi iniciada. Graças à coragem de muitas, as mulheres conquistaram o direito ao voto, a chefia dos lares, colocação profissional, independência financeira e liberdade sexual. Apesar de válidas, essas aberturas ainda são uma gota num oceano de injustiças e preconceitos.

No último século, o movimento feminista contribuiu imensamente para a efetivação das conquistas das mulheres. Embora muito tenha sido feito, as respostas às questões femininas são pouco eficazes, já que os homens ainda detêm a hegemonia em diversos setores sociais. As políticas públicas ainda devem muitos feitos à população feminina.