No próximo sábado (14/05), a cidade do Congo, no Cariri Ocidental do Estado da Paraíba, receberá os estudantes do curso de Odontologia da Faculdade Asces. A equipe realizará mais uma Campanha do Projeto Asa Branca de Prevenção e Combate ao Câncer de Bucal. Coordenado pelo professor Uoston Holder, a ação também faz parte das comemorações aos 52 anos da Faculdade Asces e ao aniversário da cidade do Congo.

Esta será a quarta vez que o projeto visita uma cidade do Estado da Paraíba. O município tem 4 mil habitantes e a expectativa é de que o grupo formado por 50 estudantes e professores da Faculdade realizem exames em 2 mil pessoas. “O objetivo é a identificação de lesões bucais e o diagnóstico precoce do câncer bucal, bem como a conscientização sobre a prevenção”, comenta Holder.

Um dos desdobramentos da campanha será a de que oito estudantes de odontologia desenvolverão trabalhos extensionistas no município paraibano tratando os pacientes na própria cidade. O professor ainda explica que os casos que precisarem de tratamento complexo, serão encaminhados às Clínicas de Odontologia da Faculdade Asces, em Caruaru/PE.

Para o segundo semestre, o projeto deverá chegar a outras cidades da Paraíba e do Sertão Pernambucano, respectivamente, Princesa Izabel e Triunfo.

Dados do Projeto Asa Branca:

Idealizado pelo professor Uoston Holder em 2001, o projeto foi oficializado pelo Ministério da Saúde em 2005, com a visita do então Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.  Até 2010 o projeto já realizou mais de 154mil exames, sendo mais de 128mil em adultos e mais de 25mil em crianças. Foram diagnosticadas mais de 26mil lesões, sendo mais de 25mil em pacientes adultos e mais de 1mil em pacientes crianças.

Com o Congo serão 49 municípios visitados, em 75 campanhas realizadas, distribuídas na Zona da Mata Sul E Norte, região do Agreste e Sertão Pernambucano, uma visita no Sertão da Paraíba, no município de Princesa do Agreste, duas no Agreste da Borborema – PB, Boqueirão e Queimadas e um no Alto Sertão Sergipano, no município de Canindé de São Francisco.