De acordo com dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados pelo Ministério da Educação, o ensino municipal de Caruaru melhorou nos últimos tempos e encontra-se em posição privilegiada no Estado de Pernambuco. Na comparação com as três principais cidades da Região Metropolitana – Olinda, Jaboatão e Recife -, Caruaru tem nota superior, ultrapassando as metas estabelecidas pelo Governo Federal.

A média das três cidades metropolitanas é de 3,7 e 2,7, para os dois grupos avaliados no IDEB: o ensino fundamental I e ensino fundamental II, respectivamente. Os números de Caruaru são 4,0 e 3,4, na mesma ordem. No ensino fundamental I, que vai do 2º ao 5º ano, a nota foi de 3,7 para 4,0, superando a meta para 2009, que era de 3,8. No fundamental II, do 6º ao 9º ano, a nota, que no último Ideb, em 2007, era 3,1, agora subiu para 3,4, batendo a meta do Ministério da Educação.

O Ideb, realizado de dois em dois anos, é um indicador criado para medir a qualidade do ensino básico nas escolas do Brasil através de informações obtidas pelo censo escolar, que analisa o fluxo e o desempenho dos alunos em avaliações como "Prova Brasil" e Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Fonte: Jornal Vanguarda