Pelo décimo ano consecutivo, o Juizado Especial do Forró estará a serviço da população no São João de Caruaru. O lançamento será no próximo sábado (02), no Parque de Eventos Luís Lua Gonzaga, com atividades realizadas também nos dias 09, 10, 16, 17, 22, 24, 28 e 30 de junho, promovendo a resolução de conflitos e solucionando denúncias no que diz respeito a casos de direito do consumidor e os considerados de menor potencial ofensivo.

O projeto é uma parceria entre o Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) e o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), com participação da Defensoria Pública, do Ministério Público e das Polícias Civil e Militar. A equipe de atendimento é formada por estudantes de Direito da Asces-Unita, Juízes, Promotores e membros da OAB-Caruaru.

De acordo com supervisor da iniciativa, Prof. Adrielmo Moura, as experiências vivenciadas nos plantões agregam bastante aos estudantes e à população. “É uma oportunidade para que os futuros profissionais aprendam essa dinâmica de juizado itinerante e os tipos de ocorrência registradas. Também é importante estar presente em um evento deste porte pois estamos prestando um auxílio à segurança, já que a presença do Juizado promove celeridade aos processos”, frisou.

O acadêmico Augusto Quaresma participou no ano passado e acredita que foi válido para vivenciar a realidade da futura profissão. “A riqueza que o Juizado do Forró nos proporciona é poder sair da teoria e ir à prática, executando aquilo que vemos em sala de aula e observando o posicionamento dos demais profissionais envolvidos”, frisa.

Tranquilidade na última edição

Em 2017, durante os sete dias de plantão, foram realizadas 11 audiências. Especificamente, uma sobre porte de arma branca, uma sobre desacato à autoridade, uma sobre lesão corporal leve e oito a respeito de consumo de drogas. As audiências preliminares realizadas no local possibilitaram mais agilidade e a promoção de conciliação entre os envolvidos.