Cientistas espanhóis divulgaram os resultados de uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Granada, que sugere que o consumo de cerveja após a realização de exercícios físicos pode trazer benefícios ao corpo humano. De acordo com o estudo, a bebida ajuda a repor o líquido perdido no suor, durante o exercício.

Os pesquisadores acreditam que os açúcares, sais e gás da cerveja ajudam o organismo a absorver os fluidos mais rapidamente. E que a cervejinha tomada após o exercício pode fazer parte da dieta atlética hidratando melhor do que apenas água.

Liderada pelo professor Manuel Garzon, 25 estudantes correram em uma esteira, sob temperatura de 40º C, até ficar exaustos. Após o exercício, os atletas tinham seus níveis de hidratação, habilidade de concentração e coordenação motora medidos.

Para o estudo, metade deles recebia dois copos de cerveja, enquanto o resto recebia apenas água. Depois disso, todos podiam beber quanta água quisessem.

De acordo com os resultados do estudo, os estudantes que beberam cerveja demonstraram níveis de hidratação "um pouco melhores" do que os que beberam apenas água. Garzon acredita que o dióxido de carbono na cerveja ajuda a matar a sede mais rápido, enquanto os carboidratos da bebida substituem as calorias perdidas durante o exercício físico.

Com base no estudo, os pesquisadores recomendam o consumo moderado de cerveja após os exercícios – 500 ml para homens e 250 mil para as mulheres.

Leia mais sobre o assunto
> Alcoólatras têm até 20% menos de massa encefálica ;
> Os benefícios da cervejinha dependem da data de fabricação ;