O professor e cientista político Vanuccio Pimentel, teve o trabalho intitulado: Il primato dei clan politici: democratizzazione asimmetrica e sistema federativo in Brasile, aprovado no 26º Congresso da SISP que vai acontecer na cidade de Florença na Itália, entre os dias 12 e 14 de Setembro de 20103.

O tema do trabalho faz parte da tese de doutorado do professor e aborda o processo de democratização brasileiro iniciado com a constituição de 1988 argumentando que o processo de democratização foi assimétrico em relação aos níveis do governo. A democratização foi menor nos governos estaduais e municipais e permitiu que o processo político fosse controlado por grupos familiares que historicamente se consolidaram nas distintas regiões do país.

O professor Vanuccio ressalta a oportunidade de levar o nome da Asces para o universo acadêmico internacional e as pesquisas que são feitas na Instituição. “Mais uma vez será uma oportunidade de levar a nível internacional o nome da Asces, bem como, de apresentar o tipo de pesquisa que fazemos na instituição. Já que esta minha tese surgiu a partir de um grupo de pesquisa que mantive no ano de 2010 aqui na Faculdade Asces que discutia a qualidade da democracia brasileira. A partir daí, nasceu a ideia que hoje se transforma na minha tese”, explica Pimentel.