A  reportagem da TV Clube Recife, afiliada Rede Record visitou nesta quarta-feira (13) as instalações da Faculdade Asces para conhecer e repercutir o Projeto Águas do Agreste, desenvolvido por estudantes dos cursos de Biomedicina, Farmácia, Engenharia Ambiental e Odontologia é coordenado pelo professor Agenor Jácome.

A matéria integra uma série de reportagens produzidas pela emissora sobre o Rio Ipojuca, que corta a cidade de Caruaru, com foco na degradação e qualidade da água. O Projeto da Asces realiza trabalho de análise de coletas de  água e monitoramento, além de ações educativas nas escolas e comunidade sobre o uso da água e conscientização sobre  a necessidade de recuperação do Ipojuca.

Para o professor Agenor, é uma oportunidade importante não apenas para a Instituição, mas toda a cidade de conhecer e reconhecer as atividades do “Águas”, como é carinhosamente chamado para a formação dos  universitários, que vai além da formação acadêmica e repercute na formação ética e pessoal.

A equipe da TV Clube ainda terá outros momentos em Caruaru e com a equipe do Águas para concluir a matéria e divulgar a data de veiculação.

O Projeto Águas do Agreste

O Projeto Águas do Agreste (PAA) foi criado em 2008 com o intuito de promoção na região Agreste de pesquisas que focassem na qualidade de água e dos alimentos utilizados na merenda escolar.  Além da análise da água em escolas, a água do Rio Ipojuca é monitorado desde 2010. Foi constatada a presença de coliformes e bactérias heterotróficas, que são indicadores de contaminação fecal, além de cianobactérias que causam diversos problemas.

O Águas do Agreste já serviu de base para diversos artigos publicados, inclusive em revistas científicas, além de trabalhos de conclusão  de curso apresentados em congressos. É apresentado também ferramentas diferenciadas para a simplificação da mensagem científica para o público, entre eles, o CD “Água”, com músicas educativas autorais e peças teatrais com o objetivo de passar de forma lúdica noções de higiene sanitária, preservação de meio ambiente e a importância da manutenção da qualidade da água.