De acordo com especialistas, aproximadamente 90% da população precisa de algum tratamento ortodôntico. Os prováveis motivos para problemas estéticos e funcionais relacionados a ortodontia são devidos à miscigenação, hereditariedade, amamentação, hábitos alimentares, entre outros.

A área da Odontologia responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção das irregularidades dentais e faciais é a ortodontia. Através do equilíbrio facial com a harmonização dos dentes, lábios e ossos maxilares, a ortodontia visa promover e melhorar a aparência, facilitando a mastigação, higiene bucal, além de conseqüentemente diminuir a incidência de cáries e doenças na gengiva.

Em outros casos, o tratamento pode evitar problemas de respiração, deglutição e fala.

Os primeiros estudos em ortodontia surgiram 1728,  por Pierre Fauchard,  até que Edward Angle em 1915, criou os bráquetes. De lá pra cá, várias outras tecnologias foram descobertas e incorporadas aos tratamentos. A mais recente descoberta é o microimplante de ancoragem.

Com a possibilidade de instalação rápida e fácil, o microimplante pode ser colocado até nos espaços entre as raízes dos dentes contíguos. A ativação do aparelho pode ser realizada no momento da instalação do microimplante, desde que seja observado o limite máximo de força.

Para o cirurgião-dentista e especialista em ortodontia Cleves Medeiros,a implantodontia de ancoragem permitiu um grande avanço na ortodontia. “Sua principal e mais importante característica é que ela é um procedimento minimamente invasivo, além de permitir melhores resultados já que o profissional não precisa esperar do paciente o uso dos equipamentos móveis para a obtenção de um melhor resultado”, disse Cleves Medeiros que também é o coordenador da pós-graduação em ortodontia da Asces.

O Cirurgião-Dentista Cleves Medeiros foi o responsável pela instalação do tratamento ortodôntico odontopediátrico na Asces há 25 anos. Atualmente 200 crianças entre três e 10 anos de idade que são encaminhadas pelo SUS, recebem o tratamento gratuito na Clínica da Faculdade de Odontologia de Caruaru.

Outras informações sobre a especialização em implantodontia da Asces podem ser obtidas através do número 2103 2063 ou pelo Portal da Instituição.