A jovem pesqueirense Gabriela Duarte foi selecionada para participar do programa “German Chancellor Fellowship for tomorrow leaders” fomentado pela Fundação Alexander Von Humboldt e financiado diretamente pela chanceller da republica federativa da Alemanha, Angela Merkel. Lá ela desenvolverá um projeto de pesquisa de sua autoria e aprofundará os conhecimentos em gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil – RCC pesquisa iniciada, ainda, enquanto estudante do curso de Engenharia Ambiental da Asces-Unita.

Ao todo o programa financiará 10 profissionais e jovens líderes do Brasil, China, Russia, India e EUA que terão a oportunidade de desenvolver de expandir suas habilidades e networking enquanto líderes em seus campos de atuação. A aposta do programa é incentivar a carreira de jovens promissores que ajudarão a solucionar as problemáticas globais dos nossos tempos.

Gabriela ficará imersa na pesquisa durante um ano, e escolheu beneficiar Caruaru com seu projeto (cidade onde morou e atuou profissionalmente na URB Caruaru durante os últimos 5 anos e meio) e , um dos objetivos de sua pesquisa é obter maiores dados sobre RCC da cidade de Caruaru e deseja fazer isso em parceria com algumas Universidades, dentre estas está cotando o curso de Engenharia Ambiental, que já se disponibilizou a colaborar com seus professores e estudantes para coletar dados e embasar os dados a serem analisados por Gabriela Duarte. “O trabalho em conjunto agrega muito na vida do profissional em formação e também de encontrar inspiração para outros projetos de pesquisa internacionais” salienta a Engenheira.

“Isso é muito importante para os nossos alunos, pois eles terão contato direto com uma respeitada fundação internacional e terão acesso aos protocolos fornecidos por eles, dessa forma, será construído um plano de compatibilização para a realidade local. Uma oportunidade que os nossos alunos terão de enriquecer ainda mais os conhecimentos além de desenvolver a prática com a possibilidade do intercâmbio de conhecimento global”, ressalta o coordenador dos cursos de Engenharia da Asces-Unita, professor Deivid Figueirôa.