A partir da autorização do Governo do Estado (Decreto 49.193), autorizando a realização de atividades práticas e estágio curricular presencial nas Instituições de Ensino Superior, os estudantes concluintes de Odontologia retomaram suas atividades no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vassoural, em Caruaru, atuando na urgência odontológica. Ao todo, 26 estudantes estão de volta à ativa.

Para esse retorno, houve a definição de um protocolo de biossegurança e o treinamento dos estudantes quanto ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo e condutas seguras quanto à assistência odontológica.

Com a retomada, a conclusão do curso manterá a qualidade, como explica o coordenador do Estágio do 10º período de Odontologia, professor Eudes Lorena. “A retomada das atividades do estágio dos concluintes ocorreu de maneira imediata após a publicação do decreto estadual para assegurar o cumprimento da carga horária e viabilizar a conclusão do curso com a qualidade que é a premissa da Asces-Unita. Isto foi possível graças ao esforço empreendido junto à coordenação municipal de saúde bucal de Caruaru e aos cirurgiões-dentistas do CEO e UPA”, explica.

A segurança transmitida motivou os concluintes para a volta. Ana Eleonora foi uma das que sentiu esse conforto.

“Esperávamos ansiosos pelo retorno aos estágios. De certa forma, o coração batia mais forte a cada notícia que recebíamos informando que o dia estava chegando. Os sentimentos de felicidade e medo se misturavam, por saber que estaríamos muito próximos do retorno, porém, agora seria tudo diferente. Estaríamos enfrentando o dito “novo normal”. A segurança transmitida e todas as orientações dadas pelos professores Marconi Maciel, Eudes Lorena e Daniel Saturnino, nos fortaleceu para esse retorno. E mais uma vez, nós, alunos Asces-Unita, saímos na frente. Sinto orgulho da instituição e de cada profissional que dela faz parte”, destaca.