Uma série de atividades e serviços gratuitos marcaram o ponto alto da Semana Nacional da Responsabilidade Social, promovida pela Faculdade Asces. As ações se concentraram nesta sexta-feira (19) no Marco Zero de Caruaru e contou com a participação de professores, estudantes e comunidade. A programação está integrada à mobilização de diversas Instituições de Ensino Superior do país através da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

No local foi possível receber atendimento jurídico, orientações para prevenção do câncer bucal, educação em saúde para adolescentes sobre infecções sexualmente transmissíveis (IST), com distribuição de preservativos, aferição de pressão arterial, distribuição de plantas medicinais com esclarecimentos sobre o uso, massoterapia e tratamento de estética.

A professora Cíntia de Carvalho, do curso de Enfermagem ressalta a importância do evento e a inclusão da orientação sobre doenças transmitidas pelo contato sexual: “Não é feita apenas a entrega do preservativo, mas toda uma orientação”, frisa. A docente alerta que a procura no estande é feita com mais intensidade por pessoas adultas e idosos. “A quantidade de jovens, adolescentes que não estão se dirigindo à nossa orientação preocupa”, conclui.

Um dos destaques da ação foi as plantas medicinais e a orientação quanto seu uso. Em pouco tempo, as mudas disponibilizadas foram distribuidas. O professor do curso de Farmácia Risonildo Cordeiro lembra a importância do correto uso das ervas, evitando possíveis complicações. “Alertamos a população sobre o uso dos fitoterápicos bem como analisando o perfil das pessoas, como que é visto essas plantas  e o uso de forma correta”, considerou o professor.

A aposentada Nilce Ferreira, procurou a maioria dos serviços disponibilizados. Para ela é sempre bem vinda uma ação que promove o bem estar da coletividade. “Nem todos podem fazer um tratamento de saúde e quando a Asces promove uma campanha dessas é Deus que manda”, considerou com um largo sorriso.