O governo do Estado está investindo em R$ 1,3 milhão ao financiamento de novas pesquisas sobre o ciclo de vida dos tubarões. O convênio entre o Instituto Oceanário de Pernambuco e a Universidade Federal Rural do estado, UFRPE, vai possibilitar o estudo dos hábitos e ataques dos tubarões.

Mesmo sem ser registrado nenhum ataque de tubarão nos últimos 10 meses, as estratégias para enfrentamento do problema devem ser mantidas em caráter permanente, de acordo com o presidente do Instituto Oceanário de Pernambuco, Alexandre Carvalho. “Não podemos descuidar das medidas preventivas, principalmente nesse período chuvoso que vai de maio a setembro, quando os riscos de ocorrências aumentam segundo as estatísticas, nem também exterminar os animais, que têm importância fundamental para o equilíbrio do ecossistema marinho”, disse Carvalho.

Nos últimos 15 anos já foram registrados 50 ataques de tubarões a surfistas e banhistas de Pernambuco. Destes, são contabilizados 19 mortos e 31 feridos. O trabalho de pesquisa e monitoramento dos animais marinhos na costa de Pernambuco, que começou em 2004.

O convênio será assinado nesta segunda-feira, 21, no palácio Campus das Princesas. A parceria também inclui verbas para a continuidade ao programa de educação ambiental que vinha sendo realizado por estudantes junto aos freqüentadores das praias, nos fins de semana e o custeio das despesas com as pesquisas realizadas através das expedições feitas pelo barco Sinuelo.