Já foi acesa a chama da tocha pan-americana do Rio 2007 a cerimônia aconteceu às 15h, horário de Brasília, nas Pirâmides de Teotihuacán, no México, Sítio histórico e sagrado até hoje, a cerca de 50 quilômetros da Cidade do México, Teotihuacán era um lugar para rituais de adoração ao Sol, visto como uma espécie de entidade divina pelos nativos.

A chama pan-americana chega ao Brasil, nesta terça-feira, dia 5, em Porto Seguro (BA), onde o Cacique da Tribo Pataxó da Barra Velha, a “Aldeia Mãe” do País, Tururi, fará uma bênção indígena à tocha. De lá, a chama segue para Santa Cruz Cabrália, onde acende a primeira tocha pan-americana, dando início ao revezamento. A tocha Pan-Americana chegará em Pernambuco no dia 12 de junho e passará por Recife. Voltando no dia 15 e passando por Fernando de Noronha.

A chama pan-americana segue o mesmo conceito da Olímpica. A partir dela é que são acesas as tochas durante o revezamento. Durante o percurso de todas as 27 capitais do Brasil a tocha deverá chegar no estádio do Maracanã no Rio no dia 13 de julho, onde a pira permanecerá acesa durante todos os dias dos Jogos.

Cerca de três mil pessoas vão participar do revezamento da tocha pan-americana. Cada uma vai conduzi-la por 400 metros, trajeto que pode ser feito caminhando, correndo ou em cadeira de rodas. O número de condutores por cidade é variável, pois dependerá do percurso em cada localidade.

Segundo sua mitologia, para o Sol continuar a brilhar e espalhar a vida, era preciso manter sua energia armazenada. A chama pan-americana, que segue o mesmo conceito da chama olímpica, é única, mantida acesa dentro de uma lanterna durante todo o tempo. A partir do fogo da chama é que são acesas as tochas durante o revezamento.