Nesta quarta-feira (22), o Bacharelado em Jornalismo promoverá a primeira edição de uma aula interdisciplinar que pretende reunir professores e estudantes de todos os períodos e disciplinas do curso. Na ocasião, será abordada a temática “Fake News e Pós-verdade”, a partir dos conhecimentos “próprios” de cada uma das disciplinas.

O intuito é possibilitar que os estudantes de diferentes períodos compartilhem conhecimentos sobre uma mesma temática. É o que destaca o professor Diogenes Barbosa. “Assim, teremos uma oportunidade de conectar as disciplinas/os saberes de maneira ainda mais incisiva, na abordagem de uma temática muito importante de ser dominada pelos futuros profissionais da área”, explica.

De acordo com a coordenadora do curso, a professora Cristina Vila Nova, a proposta é realizar ao menos uma aula como esta a cada semestre. “Além de ser mais uma prática da interdisciplinaridade,  essa aula apresenta uma integração maior no envolvimento de discussões atuais com todas as turmas do curso. O que valoriza os conhecimentos construídos nas disciplinas incluindo os esforços de professores e alunos na dinâmica do processo de ensino aprendizagem”, pontua.

A TEMÁTICA – Os termos “Fake News e Pós-verdade” têm sido utilizados com frequência nos últimos anos. Principalmente porque as “notícias falsas” têm sido espalhadas diariamente. A “utilização delas como referência (verdade)” também tem acontecido com muita frequência, oferecendo inúmeros riscos para o bom funcionamento da sociedade.

O professor José Antônio Faro reforça a importância da temática. “O fenômeno das fake news têm se mostrado uma séria ameaça, não somente ao campo do conhecimento, mas também à própria democracia”. Opinião parecida com a da estudante Juliene Aráujo, do quinto período. “É de extrema importância entender os conceitos e saber distinguí-los, principalmente nós, estudantes e futuros profissionais do Jornalismo. Pois estaremos nos deparando todos os dias com Fake News e Pós-Verdade, e precisaremos estar aptos a desmascarar informações de tal cunho. Nosso compromisso é com a verdade”, complementa.

Neste sentido, o domínio da temática mostra-se muito importante para os futuros profissionais da área. Tanto para que os jornalistas compreendam a importância da informação que eles irão produzir nas rotinas de trabalho, e que deve estar pautada em fatos; quanto da própria profissão para a sociedade.