Uma nova etapa começa. Foram recepcionados na Asces-Unita, nesta segunda-feira (02/03), os novos integrantes do Programa de Residência Multiprofissional. Os profissionais serão capacitados, durante dois anos, para atuar na saúde pública, privada e áreas afins, por meio de convênio com o Ministério da Saúde. Esta é a quinta turma de residentes que será formada pela Asces-Unita.

A aula inaugural contou com a presença do reitor da Asces-Unita, professor Paulo Muniz Lopes; das coordenadoras das residências em Atenção ao Câncer e Cuidados Paliativos e Atenção Básica e Saúde da Família, Adrya Peres e Fernanda Melo, respectivamente; da pró-reitora Administrativa da Asces-Unita, Emília Pinheiro; e do secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.

Farão parte do programa profissionais graduados nas áreas de Psicologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Odontologia, Saúde Coletiva, Serviço Social e Odontologia.

Para a área de Atenção ao Câncer, a entrada de novos residentes é fundamental. De acordo com a coordenadora Adrya Peres, isso garante um serviço de ainda mais qualidade e ampliação do mercado de trabalho. “Temos a alegria de poder capacitar profissionais com know how nessa área, pois o serviço vem sendo ampliado em Caruaru e contribuindo com a saúde das pessoas. Por ser uma doença que está em expansão, precisamos ampliar tanto os serviços como a capacitação profissional”, explicou.

Já em relação a área da Atenção Básica e Saúde da Família, a coordenadora Fernanda Melo destaca que o curso busca sempre atender as necessidades regionais e municipais. “Ampliamos algumas vagas para atender às demandas dos nossos parceiros dentro das diretrizes e princípios preconizados pelo SUS, com profissionais que desenvolvam um caráter multiprofissional no serviço”, destaca.

Para o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos, essa integração da academia com a gestão pública só traz benefícios à população. “É fundamental a aproximação entre a academia e o serviço e a residência faz muito bem esse papel, pois muitos desses profissionais são integrados à gestão pública e nas instituições de ensino. Isso faz com que os profissionais fiquem cada vez mais preparados para os desafios cotidianos”, frisou.