Uma das características marcantes do Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita) é proporcionar experiências diferenciadas para seus alunos. Seja nas metodologias aplicadas em sala de aula dos 23 cursos de graduação, na pesquisa ou na extensão, os jovens universitários saem da sua formação com vivências que ajudam a moldar as suas carreiras. Vários são os exemplos de profissionais que hoje são referências em suas áreas e passaram pela Instituição, contribuindo com o desenvolvimento da cidade e de toda a região.

Uma das formas de disponibilizar essa contribuição é por meio dos eventos acadêmicos. Em 2019, por exemplo, em que é comemorado os 60 anos da Asces-Unita, três grandes congressos fazem parte do calendário institucional. Dois deles já foram realizados: o Congresso Multidisciplinar de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Engenharias e o Congresso Multiprofissional de Saúde. Nesse último, os mais de 1.500 estudantes envolvidos diretamente puderam participar de minicursos, oficinas, apresentar trabalhos científicos e acompanhar palestrantes de renome nacional, como o Dr. Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria.

Ele acredita que eventos assim são importantes por levar conteúdo de qualidade aos alunos. “Congressos desta magnitude oferecem uma programação com pessoas espetaculares, com conteúdo; pois não adianta nada juntar mil ou duas mil pessoas e as pessoas que vão falar não terem um conteúdo de qualidade. Então, é muito válido para os estudantes”, frisou. O próximo congresso da Asces-Unita será o de Direito, que chega a sua 20ª edição, e ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro.

Outra maneira de colocar os alunos em contato direto com a realidade profissional são as experiências de estágio e os nossos quase 50 projetos de extensão. Além dos parceiros externos para estágio obrigatório e não-obrigatório, a Asces-Unita dispõe de unidades-escola que proporcionam essa ligação com o que o estudante terá no seu dia a dia futuro. Hoje, estão disponíveis a Clínica de Odontologia, os Laboratórios-escola de Farmácia e de Farmácia de Manipulação, a Clínica-escola de Fisioterapia, o Laboratório de Análises Clínicas, a Academia-escola, a Unidade Escola de Aplicação e o Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ).

Esse último, inclusive, é tradicional no Estado e de lá saíram vários juristas que hoje atuam na cidade, como é o caso da juíza Priscila Farias. Ela considera que passar pelo EPJ Asces-Unita foi fundamental para a sua formação. “A primeira vez que adentrei em um Tribunal do Júri e tive contato com um processo foi por meio do projeto Adoção Jurídica de Cidadãos Presos (que faz parte do EPJ). Então, para mim, foi uma experiência única e ímpar. Hoje, estar presidindo sessões enquanto magistrada no Tribunal do Júri em que iniciei, é uma satisfação enorme”, destacou.

Recentemente, foi inaugurada a Casa da Justiça e Cidadania Asces-Unita, outro equipamento que proporcionará diversas atividades para os estudantes, já que, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, oferecerá diversos serviços como assistência social, atendimento psicológico, conciliação de conflitos, conscientização sobre direitos e cidadania e acesso à orientação jurídica, todos com suporte dos estagiários da instituição.

Numa outra área de abordagem, os 60 anos da Asces-Unita evidenciou iniciativas que mobilizaram toda a comunidade na área da saúde, da qualidade de vida e do lazer. É o caso da Meia Maratona Asces-Unita, que movimentou a cidade no mês de setembro. Com cerca de 1500 corredores e 500 estudantes envolvidos na organização e staff, esses trabalharam desde o planejamento até o suporte durante todo o circuito, além da premiação e de todas as etapas da prova. Participaram estudantes de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Saúde Coletiva. Estas são experiências ricas que contribuem com a formação acadêmica dos futuros profissionais.