Os alunos do curso de Educação Física – Licenciatura, tem como um dos incentivos para o seu desenvolvimento profissional, o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores na educação básica, o PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – financiado pela CAPES, que existe na Asces-Unita desde 2012.

Os alunos interessados passam por uma seleção interna, quando aprovados começam a atuar na docência com a orientação dos professores da instituição e dos professores das escolas vinculadas, como o Colégio Municipal Álvaro Lins, os quais atuam alunos dos 2º e 4º períodos.

Os participantes recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 400,00, esse incentivo é dado a partir daquilo que eles próprios constroem dentro da instituição enquanto alunos. Os estudantes precisam dedicar um tempo de 20h semanais para o projeto. O PIBID tem o prazo de um ano, podendo ser renovado por mais um ano.