Mídia, política e pós-verdade estiveram em debate no Simpósio de Jornalismo e Ciência Política, promovido na noite dessa terça-feira (30). O evento contou com a participação dos professores Gustavo Rocha e Alexandre Costa, e mediação da coordenadora do curso de Jornalismo, Christiane Boa Viagem. Alunos dos cursos de Jornalismo, Ciência Política, Serviço Social e Direito, além de profissionais dessas áreas, estiveram presentes.

Em sua participação, o professor Gustavo Rocha falou sobre o tema “Plutocracia x Democracia”, trazendo aspectos sobre as barreiras que impedem um maior engajamento e participação da sociedade na política. Segundo ele, esse é o compromisso de cada indivíduo. “Precisamos militar e discutir como manter a democracia perenemente. Não devemos cair no paradoxo de que a ideologia intolerante vença. A reflexão que fica é: como podemos contribuir com a democracia?”, indagou.

Já o professor Alexandre Costa compartilhou alguns conceitos sobre pós-verdade e mentira política. “Não existe sociedade humana sem sistemas de crença. Somos dotados de representações que oferecem o que é o ambiente para sabermos como agir sobre ele. A verdade não se aplica às coisas e aos fatos, mas sim aos enunciados que pretendem descrever a realidade”, disse.

O debate seguiu com questionamentos de estudantes e visitantes que abordaram questões como senso crítico, narrativa dos veículos de comunicação no processo eleitoral deste ano, entre outros temas pertinentes. Para a jornalista Lea Renata, que foi uma das visitantes, a iniciativa traz uma grande contribuição. “Eventos como esse despertam o senso crítico nos estudantes e, através disso, eles podem fazer escolhas conscientes no que diz respeito ao futuro do país”, frisou.