O egresso do curso de Engenharia Ambiental, Johnny Wander, foi um dos 20 selecionados de todo o mundo para participar da Summer School que será realizada na China, em Xangai, e debaterá sobre o consumo e preservação da água no planeta. O programa de imersão será realizado entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro. A Summer School faz parte da Exceed-Swindon, que compõe o Centro de Excelência de Cooperação para o Desenvolvimento (EXCEED), e é financiado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Em sua participação, Johnny irá apresentar um estudo de caso sobre como as águas do Nordeste têm relação com a produção de energia e a dependência das bacias hidrográficas. Ele já havia estudado esse assunto durante o curso e, incentivado pela coordenação do curso e pela professora Luiza Souza, que o apresentou o programa e foi sua orientadora no TCC, resolveu inscrever o resumo estendido, que prontamente foi aprovado. Essa é a segunda participação dele neste tipo de evento, já que também esteve na edição realizada no México.

De acordo com Johnny, a participação nesse tipo de programa contribui muito com o seu desenvolvimento profissional. “É uma experiência que enriquece bastante o meu currículo, pois além da experiência que é estar no exterior, apresenta um mundo totalmente diferente. É importante para complementar a formação e adquirir novos conhecimentos”, disse.

O evento é voltado para alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e professores das principais universidades do mundo, onde eles apresentam os trabalhos que estão sendo estudados na academia sobre a temática do meio ambiente. Durante o evento também são realizados curso de extensão, seminários e visitas técnicas.

Para a professora Luiza Souza, a participação de Johnny é o reconhecimento pelo seu esforço. “O trabalho dele é muito relevante, já que estuda a escassez de água no Nordeste e a dependência dela para a produção de energia, levando uma problemática local para ser discutida a nível mundial. Fiquei muito feliz e orgulhosa por ele, já que incentiva outros colegas a participar, mostrando que é possível”, afirmou.