A atividade foi um componente avaliativo da disciplina Meio Ambiente e Proteção Ambiental, sob orientação do Professor Armando Melo, e teve como objetivo associar os conteúdos vistos em sala de aula com uma vivência prática do que foi estudado ao longo do semestre.
A realidade da sociedade de consumo impôs aos indivíduos a necessidade de despertar para uma nova ética ambiental, uma nova forma de comportamento que respeite a vida em todas as suas manifestações, conscientizando os seres humanos para sua dimensão natural.
Dessa forma, a visita técnica dos estudantes do Curso de Direito foi importante, porque, após conhecerem em sala de aula os fundamentos do Direito Ambiental, do Desenvolvimento Sustentável, da importância do Licenciamento Ambiental e das Unidades de Conservação, colocou-os em contato com o ambiente natural preservado e a necessidade de recuperação do que foi degradado.
Os estudantes, dentre outras realizações, puderam assistir palestra com Ademário Torres, presidente da Associação Conhecer e Preservar.  Conheceram os marcos jurídicos, a história, a geografia e os principais problemas do Parque João Vasconcelos Sobrinho. Ao final, puderam realizar uma trilha no meio da mata atlântica, passando por açudes, ruínas históricas e pelo antigo espaço de extração de argila do parque.