O projeto de extensão "Cidadania não se Aposenta", que envolve os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social, promoveu um momento de reflexão sobre o Outubro Rosa nesta quarta-feira (11) com a palestra da advogada Maria Paula Bandeira. Ela relatou sua trajetória contra o câncer e como vem lutando para vencer esse desafio.

Aos 24 anos, em 2011, Maria Paula foi diagnosticada com câncer de mama. Passou por todo tratamento necessário mas, em 2016, descobriu que a doença havia evoluído para o quadro metastático em vários órgãos do corpo. Porém, isso não foi motivo para desânimo.

De acordo com a palestrante, tudo poderia ser encarado de forma negativa, mas ela faz questão de levar como mais uma barreira a ser vencida. “Quando enfrentamos uma dificuldade muito grande, achamos que é esse é o nosso limite. Porém, acredito que sempre temos um poder transformador dentro de nós que nos motiva a seguir firmes”, explicou. 

Ela destacou, ainda, que essa foi mais uma oportunidade de aprender sobre a vida. “A doença me reforçou o desejo de viver bem. E minha luta é mostrar que, mesmo com o tempo curto, temos que dar o nosso melhor. Aprendi a viver o momento presente e isso é muito valioso para todos nós”, destacou.

O público presente, composto por idosos que fazem parte do projeto, professores, alunos e colaboradores da Asces-Unita, aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas e deixar sua mensagem de apoio à palestrante, que, ao fim do evento, foi homenageada.