Troca de conhecimentos sobre assuntos pertinentes deu o tom da primeira parte do Simpósio de Nutrição e Saúde na manhã desta quinta-feira (31). Após a abertura oficial feita pelo Reitor Paulo Muniz Lopes e pela coordenadora do curso de Nutrição Lígia Lima, as palestrantes Catarine Santos e Ivani Moura falaram sobre “Fatores Associados à Segurança Alimentar e Nutricional” e “Excelência na Assistência de Nutrição ao Paciente Crítico”, respectivamente.

Em um dos pontos de sua palestra, a nutricionista Ivani Moura destacou que o profissional de nutrição deve ter conhecimento amplo do ambiente clínico em que esteja trabalhando. “Para o paciente crítico, a relação entre nutrição e vida é direta. Por isso, é fundamental conhecer a UTI, saber quem são os profissionais da equipe, os procedimentos exigidos para, com essas informações, implementar a terapia nutricional”, explicou.

Já Catarine Santos reforçou a importância de se uma ter uma equipe completa e qualificada para garantir a segurança alimentar, tanto no ambiente público como no privado. “Ter uma equipe multidisciplinar de terapia nutricional é fundamental para combater a desnutrição do paciente de forma segura e com qualidade", frisou.

A programação do Simpósio segue até as 17h com apresentação de trabalhos, mesas redondas e palestras. As atividades estão sendo realizadas no auditório e salas de aula do 2º andar do Campus II.