Momento rico de debate e troca de informações sobre o mercado jornalístico de Caruaru e região. Assim foi o seminário “Formação Profissional em Jornalismo na Perspectiva do Mercado Atual”, promovido pelo curso de Jornalismo do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA), na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru – Acic.

O encontro contou com a presença de representantes do curso de Jornalismo da Unicap, do Fórum Nacional dos Professores em Jornalismo (FNPJ), da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), além de profissionais e gestores da região.

O objetivo foi apresentar as novas diretrizes do curso de Jornalismo e os detalhes sobre a nova modalidade de estágio curricular obrigatório. Os jornalistas presentes tiveram a oportunidade de interagir com os participantes e saber mais sobre como as instituições de ensino superior têm preparado os futuros profissionais que, em breve, estarão no mercado.

De acordo com Osnaldo Moraes, representante da Fenaj, a iniciativa do curso de Jornalismo da ASCES-UNITA foi de grande relevância por viabilizar um debate necessário. “Ações pioneiras como essa são de grande valia e esperamos começar, a partir de Caruaru, um modelo novo na relação entre as instituições de ensino e empresas de comunicação. As instituições são fundamentais para a existência do estágio e devem lutar para moralizar cada vez mais a modalidade, definindo padrões que as empresas sigam e ajudem melhor na formação dos futuros jornalistas”, destaca.

A coordenadora do curso de Jornalismo, Christiane Bôa Viagem, considera que o Seminário foi o pontapé inicial de uma série de ações que virão neste sentido. “Consideramos ter um saldo bastante positivo desse primeiro encontro por dar início ao diálogo. Vamos buscar dar continuidade às ações e, a partir das sugestões colhidas, melhorar os caminhos para que os próximos encontros sejam igualmente produtivos”, disse.