Durante todo o dia 17 de abril, Terra Vermelha, um dos distritos rurais da cidade de Caruaru, estará em festa na próxima segunda (17/04). É que será comemorado os cem anos de nascimento de Adalberto Tabosa de Almeida. Dr. Tabosa. O dia será de ações sociais e contribuições para a comunidade do lugar, afinal o jurista que nasceu na localidade escreveu um dos mais importantes capítulos da história da educação superior do país: ele implantou as primeiras faculdades de todo o interior do Norte e Nordeste do Brasil, ainda na década de 1950.

As ações serão oferecidas das 9h às 17h, gratuitamente, com o suporte da Escola Municipal Adalberto Tabosa de Almeida (São mais de 300 estudantes/alunos, além da comunidade que reside em sítios da região). Serão oferecidos serviços de saúde como prevenção e cuidados odontológicos, prevenção do câncer uterino e de mama, uso de plantas medicinais, aulas de dança além de orientação jurídica.

Quem foi Tabosa de Almeida?

Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Posteriormente fez doutorado em Direito pela (UFPE), advogou durante muitos anos, em 16 comarcas do interior do Estado de Pernambuco. Foi eleito por cinco mandatos como Deputado Federal e escolhido, por unanimidade, vice-presidente da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados. Foi membro da Delegação Brasileira à Sétima Conferência Interamericana de Advogados realizada em 1951. Desempenhou diversas missões ao exterior a convite de instituições culturais e educacionais.

Filho de Ambrósio de Almeida e de Eulália Tabosa de Almeida. Foi casado com Giannina Mastroianni de Almeida e pai de quatro filhos: Iara Ione, Ednara, Frederico Wilson e Douglas Tabosa de Almeida. Ao certo, a mais importante de suas missões foi idealizar e conduzir um grupo de pessoas na instalação do primeiro Campus Universitário de todo Norte e Nordeste do país, com a implantação das Faculdades de Direito e de Odontologia de Caruaru, no final da década de 1950, o atual Centro Universitário Tabosa de Almeida (Asces-Unita).