A cada dia cresce o número de pessoas diabéticas e, por consequência  precisam fazer o uso diário da insulina. Por ser aplicado via injeções diárias, é comum que o medicamento passe a ser aplicado em casa, com o uso de seringas e agulhas descartáveis comumente jogadas no lixo doméstico.  Neste sentido, o Programa Asces Sustentável realiza uma ação de coleta desses materiais e conscientização sobre o correto descarte.

Os insumos para a utilização da insulina são fornecidos nas Unidades de Saúde Básica (USB). Quando não encontrados na Rede de Saúde Pública, são adquiridos em farmácias ou unidades particulares.  Ao descartar a seringa e agulha que no lixo de casa, está aberta possibilidade de importantes riscos para os trabalhadores que lidam com resíduos, com destaque os coletores. Os acidentes podem levar a sérios problemas, de reações alérgicas à possibilidade de contrair HIV.

A campanha envolverá alunos do curso de Biomedicina na orientação de como o paciente insulinodependente (diabético) deve descartar a agulha e seringa de forma consciente, não só focando em questões de saúde, mas levando em consideração também o quesito sustentabilidade.

A ação acontecerá no dia 20 de novembro, no Campus II da Faculdade Asces, dentro das comemorações do Dia do Biomédico.