Estudantes do 6º período do curso de Licenciatura em Educação Física, sob a orientação da professora Lucielma Rego e da coordenadora Roberta Granville, participaram do evento “SETEMBRO AZUL”, em homenagem ao Dia Nacional e Municipal dos Surdos.

O evento será realizado neste sábado (26/09), das 09 às 12h, no Marco Zero da cidade e reunirá membros da Associação dos Surdos de Caruaru em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e com o Centro Educacional de Ensino em Libras (CEELI).

O evento marca as diversas comemorações que são realizadas durante o mês de setembro como:

Dia 10 de setembro (Dia Internacional das Línguas de Sinais, instituída pela a Federação Mundial de Surdos, por causa do Congresso de Milão, ocorrido entre 06 e 11 de setembro de 1880, quando ficara proibido o uso das línguas de sinais, e imposto o oralismo, na educação de surdos.

Dia 21 de setembro (Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência)

Dia 26 de setembro (Dia Nacional dos surdos – Data que foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil em 26 de setembro de 1857, atualmente INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos – (Lei Nº 11.796 de 29/10/2008). E também o dia Municipal dos surdos (Lei 5.330/2013).

Dia 30 de setembro (Dia mundial do surdo, com objetivo de relembrar as lutas da comunidade ao longo das eras, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual em diversos países.