De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a chamada “pressão alta” é cada vez mais comum e atualmente acomete uma em cada quatro pessoas adultas, afetando mais de 50% da população acima dos 60 anos. É pensando nisso que na quarta-feira (15) das 7h às 12h, a Faculdade Asces realiza a campanha “Meu Coração Quer Ser 12×8”, no Campus II. O objetivo é promover a saúde cardiovascular e orientar os colaboradores e estudantes da Instituição sobre a importância da prevenção da Hipertensão Arterial Sistêmica e do Diabetes Mellitus.

As diferentes atividades incluem a promoção da saúde do homem, verificação da glicemia capilar e pressão arterial, análise das medidas antropométricas e orientação para atividades físicas, distribuição de mudas de plantas medicinais, promoção da saúde bucal e café da manhã orientado. A participação é gratuita.

Um pressão arterial elevada pode afetar diversos órgãos como o coração, os rins e o cérebro e um dos grandes problemas é que é uma doença silenciosa, muitas vezes com diagnóstico tardio. Inicialmente, o problema costuma afetar os vasos sanguíneos, que podem ficar entupidos ou romper; se isso acontece no coração, pode ocasionar um infarto, se for no cérebro, pode levar ao "derrame cerebral" ou AVC e, nos rins podem causar a paralisação dos órgãos.

10 Mandamentos contra a pressão alta

Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.

Pratique atividades físicas todos os dias.

Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.

Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.

Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.

Abandone o cigarro.

Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.

Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.

Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.

Ame e seja amado.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão